Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Descoberto em Mora monumento megalítico com seis menires em forma de cruz


o conhecido Menir dos Almendres Évora


Descoberto em Mora monumento megalítico

com seis menires em forma de cruz

[ arqueologia ]

Santa da Cruz, Brotas - Mora


- - - - -


Descoberto em Mora monumento megalítico com seis menires em forma de cruz


Um conjunto de seis menires dispostos em forma de cruz foi identificado na primeira semana de Agosto por uma equipa de investigadores da Universidade de Évora no concelho de Mora. Numa primeira observação – que vai requerer uma análise mais aprofundada – a arqueóloga Leonor Rocha, que coordena a investigação, classifica o novo achado como “um novo monumento megalítico” que poderá não ter paralelo na Península Ibérica ou mesmo na Europa.

Contudo, não é possível afirmar, neste momento, que se trata de “um recinto megalítico propriamente dito”, prossegue Leonor Rocha. Mas “se vier a confirmar-se que a disposição que os menires apresentam à superfície é a mesma dos alvéolos de implantação, então estar-se-á perante um monumento único a nível peninsular”. A descoberta deu-se num sítio conhecido como Anta da Cruz na freguesia de Brotas.
(…)


Fonte: Público, 11.08.2011


fonte pportodosmuseus


notícia aqui


- - - - -


ver mais em Público

nota: veja os comentários; alguns têm informações relevantes.


fotografia de abertura do sítio interbet Wikipédia a quem agradecemos.


Sem comentários: