Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Humanos já produziam farinha há 30 mil anos


Humanos já produziam farinha há 30 mil anos

[ arqueologia ]


Humanos já produziam farinha há 30 mil anos

Antes de saberem cultivar a terra, os europeus moíam sementes e raízes para fazer “bolachas”


As pessoas que povoavam a Europa há 30 mil anos eram capazes de produzir alimento de forma mais sofisticada do que se pensava. Ainda antes do cultivo de cereais se ter disseminado, o que aconteceu há 10 mil anos, o ser humano produzia farinha a partir de uma grande variedade de plantas.


O estudo publicado agora na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS), depois de vários anos de experiências, deita por terra a ideia de que no Paleolítico a alimentação era apenas à base de carne e gorduras, sendo pobre em hidratos de carbono.



Os investigadores do Instituto Italiano de Pré-História e Proto-História de Florença, dirigidos por Anna Revedin, encontraram restos de grãos e diferentes plantas selvagens em utensílios idênticos a almofarizes e pilões. A datação por carbono 14 indicou 30 mil anos de antiguidade.


As amostras que fizeram parte do estudo foram recolhidas em sítios arqueológicos de Itália, República Checa e Rússia. Tudo indica que o processamento de plantas para a obtenção de farinhas seria uma prática habitual. Eram utilizadas raízes, sementes e rizomas de espécies como a Typha angustifolia e a Typha latifolia (conhecidas em português como tabua-larga ou foguete), entre outras.


A farinha obtida com a moagem era depois misturada com água e cozida, obtendo-se assim um alimento de alto conteúdo energético, que se conservava durante muito tempo e era fácil de transportar. Os caçadores-recolectores do Paleolítico podiam assim garantir o seu abastecimento mesmo quando as condições climáticas, ou outras, eram adversas.


Artigo: Thirty thousand-year-old evidence of plant food processing



fonte Ciência Hoje


Sem comentários: