Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Angelina, uma mulher do povo na I República - livro


Angelina, uma mulher do povo na I República

Crónica de uma vida

[ lançamento editorial ]

Manuel Dias Duarte [ autor ]




O nosso Amigo Manuel Dias Duarte acaba de lançar o seu novo livro "Angelina, uma mulher do povo na I República - Crónica de uma vida". Obra que recomendamos.


Morto o rei D. Manuel II, em 1932, Maria Pia, considerando-se única descendente da ala liberal da Casa de Bragança, reaparece para reivindicar o trono português a que se julga com direito.

De imediato se urdiu a trama: tratava-se de uma impostora.

Promovida pela República a dama de companhia da infanta, até que, menina mas ainda não moça, foi levada para longe de casa de seu pai, só a lavadeira de D. Manuel II a poderia identificar. [ in Catálogo - fonte da palavra ]


Manuel Dias Duarte, nascido em Lisboa, em 1943, professor do Ensino Secundário, no Instituto Superior de Serviço Social, na Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, iniciou-se na ficção, em 1999, com Pedra da Lua (editora Ausência), a que se seguiu, em 2002, Semelhante à bondade da Primavera (Editora Ausência) e Don Giovanni em Lisboa (Edições Cosmos), obras integrantes da tetralogia O ser e o tempo. Recentemente deu a lume Angelina, uma mulher do povo na l República - Crónica de uma vida (Editora Fonte da Palavra).

Com colaboração dispersa pelos jornais e nas revistas O Professor e \/értice, no campo da Filosofia e da Pedagogia, além de manuais escolares para os 10°, 11° e 12° anos, publicou ainda Objectivos, estratégias e avaliação no Secundário - o exemplo da Filosofia (Livros Horizonte, 1983); História da Filosofia em Portugal nas suas conexões políticas e sociais (Livros Horizonte, 1987); Os Sete Sábios, Vidas, doutrinas e sentenças (Vega Editora, 2006). Dirige actualmente a colecção "Referências" na Vega Editora.

Publicou ainda História de Portucalia. Uma História de Portugal no feminino (Editora Ausência, 2004) e tem no prelo o primeiro volume de Mulheres corn poder e autoridade. Contributos para a reintegração das mulheres na História (Vega Editora).



fotografias do livro e de Manuel Dias Duarte © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.


Sem comentários: