Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alexandria ad Aegyptvm


Farol de Alexandria
gravura de Martin Heemskerck ( 1498–1574 )

Alexandria ad Aegyptvm:
A experiência de multiculturalismo na Antiguidade
[ colóquio ]
21 e 22 Outubro 2010
Faculdade de Letras da Universidade do Porto



A Faculdade de Letras da Universidade do Porto irá acolher, nos próximos dias 21 e 22 de Outubro, o Colóquio comemorativo do aniversário da fundação da Bibliotheca Alexandrina, organizado pelo CITCEM, em colaboração com a Biblioteca Central da FLUP.
O Colóquio intitulado Alexandria ad Aegyptvm: A experiência de multiculturalismo na Antiguidade irá reunir uma vasta equipa de investigadores nacionais e estrangeiros.
Para mais informações:
www.letras.up.pt

- - - - -



Alexandria ad Aegyptvm: A experiência de multiculturalismo na Antiguidade
Com performance de Joclécio Azevedo
21 e 22 de Outubro 2010 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
A iniciativa reunirá no Porto uma vasta equipa multidisciplinar que inclui investigadores e especialistas em diversas áreas dos Estudos Clássicos, da Egiptologia e da História das Ciências, oriundos de algumas das principais universidades portuguesas, bem como da Universidade de Alexandria. A esta equipa científica reúne-se ainda o contributo de fotógrafos e artistas. Os participantes serão convidados a reinterpretar o legado do encontro de culturas e de civilizações que teve lugar na antiga cidade de Alexandria. Através das suas múltiplas linguagens e conhecimentos específicos, investigadores e artistas tentarão recuperar e actualizar esse legado de convívio de culturas para os tempos modernos, onde a globalização parece lançar às civilizações contemporâneas um repto muito semelhante ao que se registou na Antiguidade.
A exposição fotográfica, coordenada por Maria do Carmo Serén, será aberta ao público em 21 de Outubro, mostrando trabalhos de quatro viajantes de diversas nacionalidades (Alemanha, Estados Unidos da América e Portugal) que apresentam diferentes perspectivas do Egipto.
A performance, executada por Joclécio Azevedo, terá lugar no final do encontro. Alusiva ao espírito de Alexandria, pretende actualizar, numa linguagem artística contemporânea, o repto lançado pelo encontro de culturas em Alexandria, ontem como hoje.
Para mais informações:
Vânia Monteiro Dias




Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
t. 22 607 71 00
f. 22 609 16 10


imagem de abertura do sítio internet Wiki Visual a quem agradecemos
fotograafia da Faculdade do sítio internet Faculdade de Letras da Universidade do Porto a quem agradecemos

Sem comentários: