Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DNA de caçador-recolector com 30 mil anos de idade

Para teste de paternidade...


Esqueleto de Markina Gora


Investigadores recolheram DNA de caçador-recolector com 30 mil anos de idade

2010-01-01


Cientistas alemães e russos analisaram o DNA extraído de despojos de um antigo caçador-recolector europeu de há 30 mil anos, que pode vir a fornecer mais esclarecimento sobre a evolução da espécie humana, noticia hoje a BBC News.


Estudos anteriores deste tipo foram ineficazes devido à dificuldade de distinguir entre o DNA dos antigos seres como o "homo sapiens" e do homem actual.


Detalhes do trabalho realizado pela equipa de cientistas de como foi possível superar este obstáculo foram publicados no jornal britânico da especialidade Current Biology.


Svante Paabo, do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology de Leipzig (Alemanha) e os seus colegas começaram por estudar a informação genética de restos de um humano descoberto em 1954 em Kostenki.


As escavações em Kostenki, nas margens do rio Don, sul da Rússia, proporcionaram inúmeros achados arqueológicos do paleolítico, de entre 40 mil e dez mil anos atrás. [ Clique aqui para ler a continuação em Ciência Hoje ]


imagem do sítio internet DN Ciência - aqui - a quem agradecemos.


Sem comentários: