Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

História da Pintura Europeia


Curso Livre de História da Pintura Europeia no Atelier 166

[ curso livre ]

14 Janeiro 2010 ( início )

Avenida de Portugal, 166, Estoril


De Atelier 166 recebemos via email:


Curso Livre de História da Pintura Europeia no Atelier 166


Av. de Portugal, 166, Estoril (junto à entrada da Feira do Artesanato)


Contacto: Atelier 166 / Ana Calém 91.7512666


atelier166@gmail.com

anacalem@gmail.com


Ao encontro da pintura europeia: história, dimensão estética, significado e mensagem


Às 5ª feiras das 11h às 13 horas


Início no dia 14 de Janeiro


1º curso: 20 horas (10 aulas) – de 14 de Janeiro a 25 de Março


(Janeiro: 14, 21, 28. Fevereiro: 4, 11, 25, Março: 4, 11, 18, 25)

[não há aula na quinta-feira, dia 18 de Fevereiro]


Leccionado por Ana Paula Rebelo Correia este primeiro curso livre aborda a evolução da pintura europeia a partir do século XIII.

As aulas têm como objectivo levar o aluno à descoberta, leitura e análise de obras que marcaram a cultura visual ocidental, procurando sensibilizar os participantes para a História da Arte como um processo evolutivo que traduz e reflecte ao longo dos séculos as grandes preocupações do homem em relação ao mundo que o rodeia, os confrontos com diversos modos de pensamento, o ambiente histórico-cultural, e a relação constante com o desenvolvimento do conhecimento entre muitos outros factores.

Integrando as obras no contexto em que foram produzidas, o aluno é orientado para uma reflexão global sobre a dimensão estética, a universalidade da mensagem, o seu significado (iconografia), a importância da evolução dos processos técnicos, ou seja, uma leitura sobre a obra como reflexo do mundo em que se insere.


Programa


O curso, estruturado em duas partes (1º ciclo Janeiro/Março; 2º ciclo Abril / Maio), aborda a pintura através de quatro temas fundamentais:

· “Um novo olhar para o homem e para a natureza”;

· “A pintura como reflexo do mundo e a conquista da realidade”;

· “A pintura como interrogação sobre o mundo”;

· “ A apreensão dos sentidos: realidade e intangível”.


O primeiro ciclo começa com uma introdução sobre a metamorfose da Europa após as invasões bárbaras e o encontro de várias culturas visuais cuja síntese é tão profunda na arte medieval. É esta leitura que, progressivamente, nos levará à descoberta da pintura do Renascimento, através da obra de Giotto, de Masaccio, de Van Eyck, entre muitos outros, e ao questionamento sobre o mundo, que conduz às obras de Leonardo da Vinci, às interrogações de um Miguel Ângelo, que nos fará descobrir a irreverência e o questionamento de Caravaggio, a busca da essência e do consenso entre realidade e intangível, de Rubens, Rembrandt, ou Velasquez, entre outros (2º ciclo).


Para mais informações:

www.atelier166.com

Sem comentários: