Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 2 de janeiro de 2010

neo-colonialismo virtual


Um parente hodierno do Big Brother...


clique para ampliar


Facebook está a «colonizar» o mundo

2009-12-22


O mais recente mapa mundial de redes sociais evidencia o crescimento do Facebook, que já conta com 350 milhões de utilizadores.


Elaborado por Vincenzo Cosenza e baseado em dados da Alexa e do Google Trends, este mapa mostra que, no espaço de seis meses, tendo em conta a última análise realizada em Junho, o Facebook estendeu a sua supremacia a todos os continentes.


De entre os 127 países analisados, o Facebook domina em 100 deles, tendo conquistando territórios que antes eram dominados pelo Hi5, como América Latina e África, ou ultrapassando outras redes de menor destaque como o Cyworld, na Coreia do Sul e o Maktoob, na Líbia, Omã e Arábia Saudita. Na Índia, que era dominada pelo Orkut, o Facebook também detém agora a maioria dos utilizadores, embora, excepcionalmente, os dados deste país tenham sido facultados apenas pela Alexa.


Dos países de grande dimensão que ainda “resistem” à supremacia da rede dominante, destacam-se a Rússia, onde lidera a V Kontakte, o Brasil, com o Orkut no topo da lista, e a China, que se mantém fiel à QQ, e onde se prevê que até 2013 o número de utilizadores chege aos 840 milhões.


Relativamente aos cibernautas portugueses, continuam a dar preferência ao Hi5, assim como acontece no Peru, na Roménia, na Tailândia e na Mongólia.


imagem e texto do sítio Ciência Hoje - aqui - a quem agradecemos.


Sem comentários: