Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estatística e autenticidade de obras de arte

Estes matemáticos são danados...


De Ciência Hoje recebemos via Twitter:


Desenhos de Pieter Bruegel foram analisados

pelo sistema estatístico de «código disperso»


Estatística ajuda a determinar autenticidade de obras de arte

Investigação da equipa do Dartmouth College foi eficaz a reconhecer as obras de Bruegel

2010-01-05


Um grupo de investigadores desenvolveu uma técnica estatística que pode ajudar os historiadores de arte e os cientistas a distinguirem as obras autênticas das imitações.


Os autores do estudo (do Dartmouth College, Hanover, EUA) começaram por utilizar a estatística para analisar e autenticar obras de arte, proporcionado dados quantificáveis e objectivos para examinar o estilo e outras dimensões perceptíveis. O estudo foi agora publicado na revista «Proceedings of the National Academy of Sciences».


A equipa, dirigida por Daniel Rockmore, testou uma técnica denominada «codificação dispersa» para distinguir entre um conjunto de desenhos autênticos do pintor flamengo Pieter Bruegel, o Velho e outro conjunto de conhecidas imitações. (...) [ Ler mais... ]


Imagem do sítio internet Ciência Hoje - aqui - a quem agradecemos.

Sem comentários: