Graciosa “Refúgio Paradisíaco”
[ lançamento editorial ]
Fernando Silva [ autor ]
23 Janeiro 2010, 21h30
Quinta do Filinto, Tercena
Do autor Fernando Silva, recebemos via email:
Tercena, 13 de Janeiro de 2010
Fernando Silva vem muito respeitosamente convidar V. Exa. para o lançamento do seu novo livro “Graciosa – Refúgio Paradisíaco”, que terá lugar no próximo dia 23 de Janeiro às 21,30 horas, na Quinta do Filinto em Tercena.
Este novo trabalho insere-se numa série de escritos dedicados às nossas maravilhosas ilhas, que o autor fez questão de visitar.
Desde 2002 que tem estado anualmente em cada uma delas, recolhendo e guardando na sua memória, através da sua sensibilidade, espírito realista e criativo, como verdadeiro testemunho, as suas belezas, as suas potencialidades e as suas reais dificuldades.
Pormenores que quem as visita pouco, ou mesmo nada se inteira, ficando na retina apenas a paisagem e pouco mais, surgindo a crítica por algo mais moderno que se lhe afigure e choque com o que se vislumbrava no passado, esquecendo por completo, as dificuldades de vida de quem lá vive uma eternidade e é merecedor de usufruir de uma vivência idêntica à do continental.
“Graciosa – Refúgio paradisíaco”, para além de focar as belezas da “Ilha Branca”, aproveita para, também falar abertamente sobre si, pois ao pensar em viver nela, talvez de forma utópica, cansado dos seus infortúnios, da falta de reconhecimento que tem sido alvo na sua terra e afinal de factos bem negativos que o atingiram ao longo da sua já longa vida, foi uma forma legítima de ter sonhado, como qualquer outro humano, numa posição mais cimeira, mas que nunca conseguira materializar ao longo de toda a sua vida.
Estranha-se talvez, por este tema fugir aos habituais das suas restantes catorze publicações, mas afinal entendeu que, uma vez que na maioria dos trabalhos já escritos nunca foram valorizados pelo grande público que com ele conviveu neste lugar e região, dedicar-se um pouco aquilo que conheceu, que amou e que espera vir a ser um futuro para si, apesar da sua já avançada idade.
Afinal, “Graciosa – Refúgio Paradisíaco” também diz respeito a Tercena, à freguesia e ao concelho, porque foi nesta região, através dos factos focados que lhe deram inspiração para se abalançar nesta derradeira crítica, onde o autor se sente, demasiado cansado, com tanto alheamento que acabaram por findar num total fracasso na sua vida.
Esperando merecer a sua presença nesta evento, aproveita para endereçar os seus mais respeitosos cumprimentos, esperando a vossa presença.
O Autor
Fernando Silva
Museu Etnográfico de Tercena
Quinta do Filinto – Tercena
t. 21 439 06 65
fotografia da ilha Graciosa do sítio internet Portugal Vacations - aqui - a quem agradecemos.
fotografia da fonte do Museu do sítio internet Nas Rodas do Tempo - aqui - a quem agradecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário