Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

«Cascais avança com campanha de arqueologia subaquática»



Cascais avança com campanha de arqueologia subaquática
[ campanha arqueológica ]
Litoral do concelho de Cascais

- - - - -

Cascais avança com campanha de arqueologia subaquática


No fundo do mar da zona de Carcavelos foram já identificados vários objetos, nomeadamente  quatro âncoras, diversos canhões e um navio a vapor, em ferro, da época contemporânea, cujo estudo aprofundado decorre no âmbito de uma tese de mestrado em arqueologia subaquática. Pretende-se, neste momento, perceber se todos estes destroços resultam de um alijar de carga dos navios ao longo dos séculos, ou se, por outro lado, são o que resta de um naufrágio ainda por estudar.

Os trabalhos no mar decorrem até outubro em função do estado do mar e condições de visibilidade e nele estão envolvidos os arqueólogos subaquáticos António Fialho, da Câmara Municipal de Cascais, Jorge Freire, Centro de Estudos Além Mar da Universidade Nova de Lisboa, e Augusto Salgado, oficial da Marinha Portuguesa.

O projeto, em curso desde 2009, envolve a recolha sistemática de dados históricos e arqueológicos e intervenção de geoposicionamento de sítios e achados já referenciados. Em média, os mergulhadores realizam cerca de 30 horas de imersão por ano. Este ano, a pareceria com a Marinha Portuguesa revelou-se fundamental, não só pela disponibilidade de mais um mergulhador, mas também pela embarcação da Escola Naval que apoia parte da campanha.

A Arqueologia Subaquática estuda e interpreta os vestígios de presença e ocupação humana preservados em meio aquático. Ao longo da história, o mar de Cascais foi o palco de episódios marítimos – acidentes, ataques, afundamentos – que resultaram em naufrágios, e que constituem hoje autênticas jazidas arqueológicas debaixo de água.

Fonte: CM Cascais

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

vista de satélite do litoral do concelho de Cascais

fotografia de abertura - trabalhos arqueológicos subaquáticos em 2012 na baía de Angra, nos Açores [ legenda original - Por regra, a equipa passa seis horas por dia no mar, com mergulhos de duas horas para cada arqueólogo DR ] do sítio internet P3 | Tratamos tudo por tu a quem agradecemos.
fotografia aérea do litoral do concelho de Cascais do Google Earth

Sem comentários: