Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 5 de julho de 2014

A Igreja Matriz de Perafita



A Igreja Matriz de Perafita
[ arquitectura religiosa ]

- - - - -

Vi há dias esta publicação, que me fascinou pois não conhecia este magnífico exemplar de arquitectura religiosa [ Barroco ] e desde logo tomei a decisão de o partilhar aqui no nosso modesto espaço.
Alguns, talvez já conheçam. Mas para outros será uma bela surpresa, como foi para mim.

“Igreja Matriz de Perafita - Perafita, Matosinhos (Portugal). / Igreja barroca de uma nave e presbitério, datada do século XVIII, na qual se destacam os painéis de azulejos da fachada, que apresenta um brasão em granito com as armas dos Menezes da Casa de Tarouca, talvez de D. Jerónimo de Menezes, bispo do Porto de 1592 a 1600. / Foto de Guizel J.C. / [http://www.panoramio.com/photo/85030838]”


fonte Portugal+ no Google+

- - - - -

veja mais fotografias [ p&b ] desta igreja em Biblioteca de Arte / Art Library Fundação Calouste Gulbenkian no flickr.

a Igreja Matriz de Perafita no seu enquadramento urbano
Largo da Igreja, 4450 Perafita, Matosinhos
[ 41° 13' 28.23" N 8° 41' 50.94" W ]

fotografia de abertura - o órgão da Igreja Matriz de Perafita - do sítio internet Meloteca, sítio de música e outras artes | Music and arts [ foto - António Vendas Lopes ] a quem agradecemos.
fotografia do enquadramento urbano da igreja do Street View do Google Earth

Sem comentários: