Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Artigo «Convento de Monchique: um Ímpar Edifício do Porto em Perdição» por André Silva [ Porto ]



Convento de Monchique:
um Ímpar Edifício do Porto em Perdição
[ artigo ]
André Silva [ autor ]
Porto

- - - - -

Convento de Monchique: um Ímpar Edifício do Porto em Perdição, por André Silva

Os tramos da abóbada manuelina no primeiro plano;
o torreão manuelino no segundo plano à direita.

Quem alguma vez ouviu falar no Convento de Monchique? Quem já se questionou sobre o porquê do Porto, sendo desde sempre uma das cidades mais importantes de Portugal, não ter – pelo menos que seja conhecido – um edifício de estilo de arquitetura manuelina? Poder-se-ia responder que foi um estilo que ficou pelo Sul, por ser lá que se encontrava a corte. Mas essa resposta não serve porque no Norte também existem grandes exemplares, como é exemplo a Igreja de Freixo de Espada à Cinta.

O Porto – como segunda capital do país – não foi contemplado com esse estilo! Enfim, esta afirmação não é verdade, como nos demonstram algumas das antigas fotografias do Convento de Monchique, conservadas no Arquivo Histórico Municipal do Porto.

Este convento ainda existe. Situa-se em Miragaia, entre a Calçada de Monchique e a Rua de Sobre-o-Douro, um pouco a montante do Museu do Vinho do Porto: mal conhecido e num estado de ruina tal que aparenta tratar-se de uma ruina vulgar sem qualquer importância. Que enganados que estamos. Partes importantes deste edifício foram construídas no reinado de D. Manuel I e, apesar da bela abóbada ter desaparecido, ainda subsiste uma espécie de torre com ameias e cones manuelinos. A abóbada da igreja ainda existia no século XX, mas parece que um antigo proprietário achou-a tão bela que a desmantelou para a reconstruir em sua casa.

É estranho este desprezo e esquecimento a que foi votado este convento. Ainda no século XIX era tido como um dos mais belos e ricos do Porto. Além do seu ímpar estilo arquitetónico é de notar que o Convento de Monchique protagonizou o momento alto do “Amor de Perdição” que nos narrou Camilo Castelo Branco.

Que pena deixarmos perder-se para sempre o pouco que ainda resta do estilo manuelino no Porto; que pena perdermos o cenário do desenlace final de um romance de um dos nossos maiores escritores e do qual ainda recentemente se lhe ergueu uma escultura: situada na Cordoaria e intitulada precisamente: “Amor de Perdição”.


Bibliografia: SILVA, Fernando, “O Convento de Monchique” in “Boletim da Associação dos Amigos do Porto”, 3.ª Série, n.º 12, Porto, 1994; BRANCO, Camilo Castelo, “Amor de Perdição”, Porto, Civilização, 1999. Fotografia: Arquivo Histórico Municipal do Porto, “O Porto e a Europa do Renascimento: Perspectiva sobre o Convento de Monchique”

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

«PORTO EM FOTOGRAFIA - O CONVENTO DE MONCHIQUE»

fotografia de abertura - o Convento de Monchique em 1862 [ legenda original - Fotografia de 1862 (do Arquivo Municipal do Porto) Bem visiveis ainda os vários edificios que compunham o Convento de Monchique (fundado em 1533). Em primeiro plano as obras da construção da nova Alfandega (completada em 1865). No canto superior esquerdo, a Capela de Carlos Alberto ( de 1854) e as obras nos terrenos do futuro Palácio de Cristal (1865) ] - do sítio internet Porto Antigo a quem agradecemos.
vídeo do sítio internet YouTube publicado por António Amen  a quem agradecemos.

Sem comentários: