Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

«Múmias do British Museum revelam “segredos” do Antigo Egipto» [ Reino Unido ]



Múmias do British Museum
revelam “segredos” do Antigo Egipto
[ arqueologia ]
British Museum, Reino Unido

- - - - -

Múmias do British Museum revelam “segredos” do Antigo Egipto


Uma equipa de cientistas usou as mais avançadas tecnologias disponíveis, incluindo a tomografia computadorizada, paraórgãos internos ainda preservados, mas também fizeram achados mais inesperados, como o de uma pequena espátula usada pelos antigos embalsamadores para a tarefa um nadinha repugnante de remover a massa encefálica através do nariz.

Os resultados desta investigação poderão ser apreciados, a partir do dia 22 de Maio, na exposição Ancient Lives, New Discoveries[Vidas Antigas: Novas Descobertas], que se manterá no museu britânico até final e Novembro, e que promete atrair multidões, tendo em conta o fascínio que as múmias continuam a exercer no imaginário do século XXI (veja-se o sucesso de bilheteira da saga cinematográfica A Múmia).

Fonte: Público

Artigo completo

British Museum

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - uma múmia egípcia do Museu Britânico - do sítio internet Baixaki a quem agradecemos.

Sem comentários: