Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de julho de 2014

Pelourinho de Soajo



Pelourinho de Soajo
[ património ]
Soajo, Arcos de Valdevez

- - - - -

Há uns dias vimos esta publicação colocada por Portugal+ no Google+, a qual achámos muito interessante - não conhecemos o mencionado pelourinho, com muita pena nossa.
Desde logo pensámos em a partilhar convosco aqui no nosso blogue.
Eis a dita publicação:

Pelourinho de Soajo – Soajo, Arcos de Valdevez (Portugal).

Situado no centro da praça do Soajo, frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho, o Pelourinho está classificado como monumento nacional desde 1910. De simples arquitectura, é composto por um esteio ao alto, colmatado por uma face antropomórfica e um triângulo no topo, a lembrar um chapéu de três bicos. Provavelmente datado do século XVII, a sua forma curiosa tem induzido vários autores a tentar encontrar uma explicação. Frequentemente, vêem nele a representação escultórica do antigo privilégio cedido ao concelho, presumivelmente por D.Dinis ou D.João I, de nenhum fidalgo permanecer na vila mais tempo do que o necessário para se esfriar um pão quente posto ao ar na ponta de uma lança.

Foto de Raquel Pereira.


fonte Portugal+

- - - - -

sobre Pelourinho veja em Wikipédia

sobre o Soajo veja em Wikipédia

sobre o Pelourinho de Soajo veja em Wikipédia

Vista aérea do Soajo, com o Largo do Eiró no centro,
onde se encontra o Pelourinho [ 41° 52' 25.85" N 8° 15' 51.61" W ]

fotografia de abertura - a Carranca do Pelourinho de Soajo - do sítio internet Serra do Gerês - A página, não oficial, da Serra mais espectacular de Portugal a quem agradecemos.
fotografia aérea do Soajo do Google Earth

Sem comentários: