Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 26 de março de 2013

A greve de 70 dias no Sul e Sueste – 1920 – através dos Diários de José António Marques.



Já que de vez em quando vêm à baila as actuais greves nos comboios, eis uma memória história centenária muito curiosa e a merecer a atenção de quem se interessa por estes temas.


A greve de 70 dias no Sul e Sueste – 1920 –
através dos Diários de José António Marques
[ documentos ]
Barreiro

- - - - -

Para quem gosta de andar de comboio.
Um abraço
Clotilde

(…)

Memória:
A greve de 70 dias no Sul e Sueste – 1920 – através dos Diários de José António Marques.

Comunicação apresentada à 3ª Sessão “O Mundo do Trabalho na Península de Setúbal”, resultante de investigação ainda em curso, no Arquivo Municipal do Barreiro, sobre um acervo documental constituído por diários manuscritos produzidos por um trabalhador ferroviário, José António Marques (JAM), entre 1918 e 1988. A importância dos diários é tal que, constituem hoje uma [...]

fonte Rui Ribeiro via Clotilde Moreira

- - - - -

Continuação:

A greve de 70 dias no Sul e Sueste – 2

Continuação : A greve de 70 dias no Sul e Sueste – 1920 – através dos Diários de José António Marques
No dia 26 de Outubro continuava a greve e houve uma reunião, com o Ministro do Comércio, mas nada ficou resolvido. Saíram nesse dia, do Barreiro para o Alentejo 12 camiões, carregados de sacaria de adubos, da CUF.
No dia 27 terminavam sem êxito as negociações entre o Governo e o Comité. A situação nas casas dos ferroviários agravava-se (…)

fotografia de abertura - uma Locomotiva a vapor do princípio do séc. XX exposta na estação de comboios de Vila Real [ 10-08-1992 ] - © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: