Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 2 de março de 2013

O azul egípcio, um pigmento utilizado na Antiguidade, pode ter aplicações na nanotecnologia




O azul egípcio, um pigmento utilizado na Antiguidade,
pode ter aplicações na nanotecnologia
[ química / tecnologia ]

- - - - -

Pigmento utilizado na Antiguidade pode ter aplicações na nanotecnologia

Investigação sobre o azul egípcio está publicada no «Journal of the American Chemical Society»

«Lago no Jardim», no túmulo do escriba egípcio Nebamun

Um pigmento azul brilhante que era utilizado por diversos povos há 5 mil anos está a dar aos cientistas actuais pistas sobre como desenvolver novos nanomateriais com potenciais utilizações em dispositivos médicos de imagiologia, telecomandos, tintas de segurança e outras tecnologias.
Esta é a conclusão de um artigo sobre o azul egípcio, considerado o primeiro pigmento sintético, publicado agora no «Journal of the American Chemical Society». Os investigadores dirigidos por Tina T. Salguero, do Departamento de Química da Universidade da Georgia (EUA), analisaram este pigmento que era utilizado em vários tipos de monumentos em todo o mundo mediterrâneo.
(...)

fonte Ciência Hoje onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Sobre este pigmento saiba mais em Wikipédia

fotografia de abertura - o Partenon [ em Atenas, Grécia ] onde se encontra a estátua da deusa Íris, mencionada na notícia - do sítio internet  InfoEscola - Trabalhos Acadêmicos e Pesquisas Escolares, Cursos Online a quem agradecemos.

Sem comentários: