Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 16 de março de 2013

«Sextas Patrimoniais» [ Vila Franca de Xira ]



o orador José Meco é nosso associado.


«Sextas Patrimoniais»
[ conferências ]
Leonor Sá, José Meco, Cláudia Camacho e Vítor Serrão [ oradores ]
15 Março, 14 Junho, 27 Setembro e 13 Dezembro 2013
Museu Municipal, Vila Franca de Xira

- - - - -

Envio, em anexo, uma sinopse e um cartaz/Programa de uma atividade a ser desenvolvida por este Museu Municipal.
Agradecia dentro da vossa disponibilidade a divulgação das "Sextas Patrimoniais".

Muito Obrigado!
Melhores cumprimentos

M. Adelaide Ferreira

SINOPSE DAS SEXTAS PATRIMONIAIS
Difundir, Valorizar e Salvaguardar o património na sua generalidade, são ações que competem não só ao Estado português (artº. 9.º da Constituição da República Portuguesa), mas também, ao seu maior beneficiário: o cidadão anónimo. 
É com base nestes pressupostos que a iniciativa “Sextas Patrimoniais”, pretende potenciar um despertar de consciências ao longo de 2 anos, onde terão lugar 8 sessões com uma periocidade trimestral, nas quais o fio condutor será a educação, a formação e a sensibilização patrimoniais. Deste modo, contamos em cada sessão com a participação de um convidado que dentro das suas valências profissionais, fará uma abordagem, ao papel que cumpre enquanto educador patrimonial, partilhando com o público presente e difundindo para as gerações vindouras, os diferentes olhares que se cruzam e resultam na originalidade e singularidade da nossa herança patrimonial. As sessões têm como objetivo a partilha dessas visões/vivências com o público em geral, a partir de diferentes áreas do conhecimento (investigação, curadoria, ensino, entre outras), para testemunho e registo de uma memória coletiva que importa, cada vez mais, preservar e difundir. 


fonte M. Adelaide Ferreira - Museu Municipal de Vila Franca de Xira

- - - - -

Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Rua Serpa Pinto, 65, 2600-263 Vila Franca de Xira
t. 263 280 350 / f. 263 280 358
38° 57' 21.05" N 8° 59' 8.85" W

fotografia de abertura - a pintura «Natividade» [ ca. de 1669, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa ] da pintora Josefa de Óbidos [ 1630 − 1684 ] - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia do Museu Municipal de Vila Franca de Xira do sítio internet Lifecooler a quem agradecemos.

Sem comentários: