Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 1 de março de 2013

“Mona Lisa de Isleworth” suscita dúvidas




“Mona Lisa de Isleworth” suscita dúvidas
[ arte ]

- - - - -

Mona Lisa suscita dúvidas


A “Mona Lisa de Isleworth”, um retrato que, no ano passado, foi apresentado por uma fundação suiça como a primeira versão de Leonardo da obra que hoje faz parte da colecção do Museu do Louvre, em Paris, volta a suscitar dúvidas quanto à sua autoria. No final desta semana, a fundação anunciou ter novos dados técnicos que permitem reforçar a tese da autenticidade da pintura de que é proprietária e que estava há quase 40 anos guardada no cofre de um banco suíço.
Segundo o diário britânico The Guardian, o Instituto de Tecnologia da Suíça conduziu uma série de testes que lhe permitem afirmar que a tela sobre a qual foi pintada a Mona Lisa de Isleworth  – na do Louvre o suporte é madeira – tem por data aproximada 1410-1455. Este dado, obtido com recurso à datação por carbono 14, vem refutar, segundo os especialistas consultados pela fundação, a teoria dos peritos que, acreditando tratar-se de uma cópia de um seguidor de Leonardo (1452-1519), defendem que a obra é de finais do século XVI.
(…)

fonte Pportodosmuseus onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

sobre a Mona Lisa veja em Wikipédia

fotografia de abertura - a Mona Lisa do Museu do Louvre [ conhecida também por La Gioconda, La Joconde, e Mona Lisa del Giocondo ] [ 1503-1507 ] - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

Sem comentários: