Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 10 de março de 2013

«A História como Memória Colectiva» nas 'Noites com Poemas' [ São Domingos de Rana ]



O dinamizador Jorge Castro é nosso associado, assim como muitos dos participantes habituais, poetas/declamadores.


Noites com Poemas
«A História como Memória Colectiva»
[ tertúlia de poesia ]
João Paulo Oliveira e Costa [ convidado ]
15 Março 2013, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -

Amizades,

No próximo dia 15 de Março de 2013 (sexta-feira), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, como sempre, terá lugar a nossa 84ª sessão das Noites com Poemas, uma vez mais passeando pela nossa fértil História, desta feita tendo como ilustrado guia o professor João Paulo Oliveira e Costa

O seu desafio leva-nos à História como Memória Colectiva e, decerto, percorreremos também alguns dos trilhos caminheiros que conduzirão à sua já fecunda obra da qual, de investigador académico transformado em romancista, eu destacaria, como princípio de conversa, a trilogia O Império dos Pardais (2008), o Fio do Tempo (2010) e O Cavaleiro de Olivença (2012).

Perpassando por todo o século XVI e, obviamente, pelo reinado de D. Manuel I, que julgo serem alvos preferenciais da matéria investigada, João Paulo Oliveira e Costa conduz-nos a outro modo de ver o entrelinhado da História, que se faz de gente como nós e, tal como nós também, impelida pelos ventos circunstanciais que determinam cada passo das nossas vidas, onde cada um desses passos, por sua vez, edifica essa Memória Colectiva que nos enforma. 

Desafio bastante para o empolgamento, digo eu, onde paixões, interesses e polémicas vão dando o contributo para o mistério da vida vivida. Querem melhor mote para uma proposta poética?

Lá estaremos, então, em mais uma sessão que, sendo seguramente rica, sem a vossa presença perderá enriquecimento.

Abraços.

Jorge Castro


como chegar:

fonte Jorge Castro - Sete Mares

- - - - -

Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires 2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70 / f. 21 448 19 79
38° 43' 9.08" N 9° 20' 35.36" W

fotografia de abertura - um pormenor das Tapeçarias de Pastrana [ último quartel do séc. XV ] - do sítio internet Posimetron a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana  © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: