Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Património mineiro português disponível num roteiro online




Património mineiro português
disponível num roteiro online
[ geologia ]
Internet

- - - - -

Roteiro on-line é ponto de partida para conhecer património mineiro

Mais de cem locais de visita disponíveis no “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”

A informação disponível na plataforma é da responsabilidade de cada parceiro.

Neste guia on-line com informações sobre minas abertas ao público, museus, centros de investigação é possível conhecer estes pontos turísticos e preparar uma viagem para os descobrir ao vivo. A iniciativa da Direcção Geral de Energia e Geologia, crida há três anos, pretende dar a conhecer ao público em geral este património e despoletar o turismo em torno do mesmo.

O subsolo nacional tem recursos mineiros diversos, como cobre, estanho e volfrâmio. Durante anos, as minas eram locais de trabalho onde se extraem estes recursos, um trabalho que fomentava a economia das regiões onde se encontravam as minas.

Trás-os-Montes, Beira Interior, Alentejo são alguns dos locais onde encontramos minas, umas activas, outras desactivadas. O turismo mineiro assenta neste património tentando mantê-lo presente da memória de todos.
(…)

fonte Ciência Hoje onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Clique em Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal para aceder.

fotografia de abertura - maqueta duma galeria no museu da Mina do Lousal [ 07-05-2011 ] - © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: