Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A conferência de João Cardoso «Leceia: vida e morte de um povoado pré-histórico»




Diálogos em Noites de Verão
A conferência de João Cardoso
«Leceia: vida e morte de um povoado pré-histórico»
[ reportagem ]
26-07-2012, Casa das Queijadas de Oeiras

- - - - -

Confessamos que era grande a nossa expectativa sobre esta conferência.
O Prof. Dr. João Cardoso não defraudou a curiosidade e interesse que tínhamos em conhecer o nascimento, a vida e o desaparecimento, daquele povoado pré-histórico, sobre o qual tantas vezes ouvimos falar, mas sobre o qual tão pouco sabíamos afinal.

Foi uma magnífica lição de Pré-História, aquela a que tivemos oportunidade de assistir, através do discurso agradável e simples, mas cientificamente muito rigoroso, do conferencista.

Aqui apresentamos a reportagem fotográfica e vídeo da conferência, que teve lugar em 26-07-2012:

João Cardoso, durante a sua intervenção

João Cardoso ia-nos explicando com grande detalhe
os diapositivos que acompanharam o seu discurso

as informações sobre Leceia, que João Cardoso nos transmitia,
surpreendiam-nos cada vez mais

planta com as três fases de construção e ocupação do povoado

fases culturais, representadas pela tipologia dos fragmentos cerâmicos achados no local

Convidamos agora o nosso leitor a ouvir o próprio conferencista, assistindo à conferência na íntegra, neste vídeo que publicámos no YouTube [ 01h36’29’’ ]:


- - - - -

fotografia de abertura - pormenor duma das 3 muralhas da cintura fortificada do povoado pré-histórico de Leceia [ ca. 3.200 a.C. ] - do sítio internet Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, a quem agradecemos.
todas as outras fotografias e vídeo © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


4 comentários:

Vangaga disse...

Duplamente agradecida! Por um lado, apesar de não me ter sido possível estar presente, (com esta reportagem, foi como se lá estivesse)... Agradeço ainda pela escolha do tema, tão próximo, mas tão distante...
Será que vem aí uma visita guiada?

luisa disse...

Foi a primeira conferência a que assisti e fiquei cliente. Não imaginava que um tema tão árido pudesse ser apresentado de forma tão fascinante. Obrigada Prof. Dr. João Cardoso. Apesar de já ter visitado o sítio gostaria de lá voltar com tão ilustre guia.

Unknown disse...

Cara Vangaga,

A nossa ideia em fazer estas reportagens vídeo dos eventos, foi precisamente a de dar a possibilidade de assistir a eles, às pessoas que, pelos mais diversos motivos, p.ex. a distância, não podem estar presentes.

Quanto a uma visita, fizemos uma o ano passado, mas não é de excluir que se repita um destes dias.

Cumprimentos

J A Baptista

Unknown disse...

Cara Luísa,

Foi sem dúvida uma apresentação brilhante e motivadora do nosso interesse pela temática exposta.

Ficamos muito agradados em saber que gostou e pretende, deduzo, continuar a participar destes nossos eventos, quiçá de outros futuros, que iremos divulgando aqui no blogue.

Esse interesse e apreço incentiva-nos e estimula-nos a continuar a trabalhar, para proporcionarmos, quer a associados, quer ao público em geral, o melhor que formos capazes nas áreas que nos propomos divulgar: História local, Património e Cultura em geral.

Hoje, quinta-feira lá estaremos, a ouvir o Prof. José Meco falar da Capela de Santo Amaro e da importância desta na nossa história.

Cumprimentos.

J A Baptista