Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pós-Graduação em Peritagem de Arte

.
clique para ampliar


Da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa recebemos em 22 de junho de 2009, via email:

PERITAGEM DE ARTE | Pós-Graduação | Escola das Artes - UCP

A extensão de Lisboa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa inicia, no próximo mês de Outubro de 2009, um novo curso de pós-graduação em Peritagem de Arte. Idealizado desde a perspectiva do especialista em arte, e não do académico historiador, oferece um programa baseado na aplicação de metodologias próprias de análise e identificação, capazes de desenvolver procedimentos adequados de avaliação, catalogação, atribuições e datações.
Focando-se nos domínios das Artes Plásticas e das Artes Decorativas, a sua abordagem, orientada para a actual realidade do mercado e das colecções nacionais, é suportada por disciplinas de carácter prático, destinadas ao
reconhecimento de técnicas, identificação de materiais, aplicação de práticas preventivas de conservação e terminologia precisa.
Beneficiando da vasta experiência profissional do seu corpo docente, o amplo espectro com que se apresenta visa, assim, preparar profissionais qualificados, capazes de lidar com as diversas aplicações da Peritagem de Arte, nomeadamente nos campos da assessoria, consultadoria, avaliação, identificação, inventário e catalogação.
Curso que decorrerá em dois semestres lectivos, de acordo com os interesses e necessidades de cada participante, poderá ser frequentado modularmente ou em disciplinas isoladas.

I. Pintura e Escultura (Iconografia, Pintura Antiga, Pintura Contemporânea, Escultura Antiga, Escultura Contemporânea)

II. Técnicas e Conservação (Técnicas de Pintura, Técnicas de Escultura, Métodos Oficinais e Técnicas Decorativas, Fotografia e Métodos Científicos de Análise, Restauro e Conservação Preventiva)

III. Artes Decorativas (Mobiliário, Ourivesaria, Porcelana, Marfins, Têxteis)

IV. Peritagem e Identificação (Peritagem, Avaliação e Mercado, Réplicas, Falsificações e Reprodução de Originais, Identificação de Materiais, Inventário e Normas de Catalogação, Seminários de Peritagem)

Mais informações podem ser consultadas em: www.ea.lisboa.ucp.pt

Escola das Artes (Ext. Lisboa)
Edífício da Biblioteca, 5ºpiso
Palma de Cima,1639-023 Lisboa
Tlf. | +351 217214018
Fax. | +351 217214287
http | www.ea.lisboa.ucp.pt


Para aceder ao URL indicado clique aqui.

imagem: do site da UCP, a quem agradecemos.

.

Sem comentários: