Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 21 de junho de 2009

Dia do Relógio de Sol

.
Comemora-se hoje, 21 de Junho, o

Dia do Relógio de Sol

"... instituído em 1990 pelo Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar, fundado no ano anterior com a missão de “estudar e divulgar a gnomónica e o relógio de sol/sombra como instrumento de interesse histórico, científico, didáctico, lúdico e decorativo”
in
Observatório dos Relógios Históricos de Lisboa.


Para evocar a data trazemos aqui algumas imagens do belo exemplar que é o relógio de sol existente na bateria alta do Forte Farol do Bugio, que está intacto e felizmente conserva ainda o gnómon.

clique nas imagens para ampliar

Se quiser fazer uma visita a um excelente blogue sobre relógios antigos de todos os tipos, aconselhamos o Observatório dos Relógios Históricos de Lisboa - clique aqui

fotografias: 19-08-2006 e 25-08-2007, © josé antónio • comunicação visual

.

Sem comentários: