No dia 25 último, estivemos na vila de Oeiras, para assistir à inauguração do novel espaço cultural de Oeiras, resultante das obras de
Do evento apresentamos algumas imagens:
fotografias © josé antónio • comunicação visual 2009
.
A Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, é uma associação cultural sem fins lucrativos, vocacionada para a investigação e divulgação da história local de Oeiras e do seu património e cultura, que nasceu da iniciativa de alguns investigadores de história local, em 2005, e iniciou a sua actividade regular em 2006.
Desde essa altura tem realizado diversos eventos, entre os quais se contam: Ciclos de Conferências, Conferências e Palestras, Cursos, Jantares-Tertúlia, Lançamentos Editoriais, Passeios Culturais, Visitas Guiadas, etc.
Para o futuro tem previstas, entre outras realizações: Espectáculos Musicais, Exposições, e muitas mais surpresas, interessantes e agradáveis.
Conta presentemente com 372 associados ( Jan 2012).
Para se fazer sócio da nossa Associação, basta que compareça num dos nossos eventos e manifeste essa intenção junto dum dos responsáveis presentes no mesmo, ou aceda ao nosso sítio oficial AQUI, onde encontra os documentos necessários e instruções.
Pode também contactar directamente qualquer membro da Direcção através dos contactos aqui disponíveis.
Esperamos por Si !
Direcção:
Presidente
Joaquim Manuel Ferreira Boiça - joaquimboica@gmail.com
91 260 87 20
Vice-Presidente
José Joaquim Salvador Santos Meco
96 512 87 63
Vice-Presidente
Rui José da Silva Lemos - rui.lemos@espacoememoria.org
96 243 70 48
Secretário
Romeu Ferreira Meneses Bragança - romeu.braganca@gmail.com
91 880 10 38
Tesoureiro
Gonçalo António da Silva Pinto Ferrão - goncalo.pferrao@gmail.com
91 998 78 08
Vogal
José Gomes dos Santos
96 734 96 39
Vogal
Ana Cristina Lemos - ana.lemos.lfcl@gmail.com
96 774 66 46
Vogal
Beatriz de Almeida Pessoa - beatrizpessoa@netcabo.pt
91 661 30 56
Voal
Lídia Maria da Silva Castro - lidia.castro@edp.pt
93 833 83 63
Vogal
Jorge Castro - jc.orca@gmail.com
96 281 17 81
Mesa da Assembleia-Geral:
Presidente
Jorge Manuel de Araújo de Oliveira Miranda
96 934 26 81
1.º Secretário
Ana Maria Teixeira Gaspar
93 325 36 16
2.º Secretário
Maria do Céu Lobato Correia Fonseca Tonel
96 292 97 68
Conselho Fiscal:
Presidente
Eduardo Mário de Araújo Duarte Pedroso
21 411 45 89
Relator
Fernando Jorge de Carvalho Lopes
93 325 30 20
Vogal
Luis Filipe André
21 443 10 03
4 comentários:
Olá
José Antonio
Mais uma vez obrigado pelas fotos, estão muito boas. E para mim para já e a única maneira de conhecer o palácio.
Quanto ao restauro não sei se gosto!!
Ainda sou um pouco contra o moderno misturado com o antigo, mas passo a referir, neste caso parece muito bem enquadrado.
Continua, cumprimentos
(Essa visita ao museu de Ílhavo? sexta Feira?)
.
Cara Amiga Rosa Vieira,
Grato pela visita e comentário.
Fico feliz em saber que gostou das minhas fotos.
A síntese do moderno com o antigo não me repugna, desde que feita com bom senso e sentido estético, compreendendo e respeitando a linguagem do imóvel e do espaço envolvente.
Neste caso, como conheço bem o palácio, e o largo onde se insere, e desde há 40 anos aprendi a conviver com ele e compreendê-lo, existem aspectos que não me desagradam e outros que abomino completamente.
Sobre o Museu de Ílhavo, infelizmente ainda não é desta que o vamos visitar, pelo menos para já. Não é exequível a visita.
É certo que apresentámos essa visita no Plano de Actividades 2009, publicado aqui em 30 de Dezembro de 2008. Recordo que se tratava de um plano previsional e que de lá para cá muitas foram as alterações. Daqui a necessidade dos interessados em nos visitarem regularmente para estarem a par das novidades.
Vamos ter sim e em breve um evento, ainda não anunciado aqui, no qual teremos um conferencista que nos irá falar sobre o vosso museu.
Cumprimentos,
José António Baptista
.
Bom dia José Antônio,
obrigada por me enviar essa bela reportagem, parabens pelas lindas imagens. De minhas idas a Portugal não tive o prazer, ainda, de conhecer Oeiras, mas pelas fotos, aqui, pude ter um pouco do que deve ser e aguçou ainda mais o meu desejo de uma próxima vez ir conhece-la. Tudo que respira arte e história é importante e só faz crescer o conhecimento daqueles que podem viver e conviver com isso. Parabens pela belíssima reportagem. Portugal exala história e cultura por todos os lados. Fica com Deus e até mais.
.
Cara sra. Lina,
Agradeço os parabéns.
Apenas procuro assumir o que considero uma missão pessoal: usar os parcos meios de que disponho para divulgar a cultura, a história e o património do belíssimo concelho onde vivo.
Quanto ao resto, assim é de facto.
Em Portugal, nos já longos 8 séculos de história, tropeçamos a cada passo em belos e importantes monumentos, em extraordinários vestígios do nosso passado — muitos dos quais, ao que sei, têm correspondência herdada nessas Terras de Vera Cruz, fisicamente longíquas, mas próximas do coração e eternamente apaixonantes. Possa Deus um dia dar-me a oportunidade de as visita e conhecer o generoso povo irmão brasileiro.
Gratos pela sua simpática visita e comentário.
Esperamos contar com a sua presença regular no nosso humilde espaço, e ficamos a aguardar uma sua próxima visita a Oeiras. Não se irá arrepender.
Votos de um dia bom e feliz!
José António Baptista
.
Enviar um comentário