Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada” divulgada pelo Victoria and Albert Museum



Lista de obras classificadas pelo regime Nazi
como “arte degenerada” divulgada pelo Victoria and Albert Museum
[ arte ]
Londres, Reino Unido

- - - - -

Victoria and Albert Museum divulga lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada”


O Victoria and Albert Museum, em Londres, acabou de divulgar online uma lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada”. A lista, que se pensava desaparecida e que compreende 16,558 trabalhos, na sua maioria obras de arte modernista e expressionista, regista as obras retiradas das colecções dos museus alemães por serem consideradas “arte degenerada”. Compilada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Ministério da Propaganda, a listagem pode agora ajudar a localizar algumas das obras que não foram destruídas, pois alguns registos apresentam nomes de compradores.
O Victoria and Albert Museum ficou na posse desta lista quando, em 1996, a viúva do comerciante de arte Heinrich Fischer, que fugiu de Viena em 1939, doou uma cópia à National Art Library, que pertence à instituição.

Fonte: Arte Capital

Para mais informações

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - a obra «Composição V » de Wassily Kandinsky [ Moscou, 16-12-1866 — Neuilly-sur-Seine, 14-12-1944 ] - do sítio internet Joker Art Gallery - Galeria das Artes de Portugal a quem agradecemos.

Sem comentários: