Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

«Ammaia uma cidade romana na Lusitânia»



«Ammaia uma cidade romana na Lusitânia»
[ arqueologia ]
Portugal / Espanha
Marvão

- - - - -

“Ammaia uma cidade romana na Lusitânia”: um vídeo perfeito para a transmissão de conhecimentos

Por Jornal de Arqueologia em 2/02/2014 

Foi colocado recentemente no youtube um video que reconstrói virtualmente a Cidade de Ammaia, situada no concelho de Marvão, em Sº Salvador da Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de Sº Mamede.


Foto extraída do video " Ammaia uma cidade romana na Lusitânia"

Com uma área aproximada de 25ha, o sítio está classificado como Monumento Nacional desde 1949, mas as suas ruínas estiveram abandonadas até finais de 1994, altura em que foi criada a Fundação Cidade de Ammaia para estudar e preservar o que resta desta cidade romana.

A 
Fundação Cidade de Ammaia tem por missão desenvolver acções de ordem cultural, educativa e filantrópica, bem como promover investigação científica. Foi neste contexto que se constituiu em Abril de 2009 o projeto Rádio-Past que vai durar 48 meses e tem como objetivo desenvolver os chamados "laboratórios abertos para a pesquisa e experimentação". 

O Projeto Rádio-Past envolve parcerias institucionais coordenadas pela Universidade de Évora com vista ao desenvolvimento de projetos que estudem e analisem sítios arqueológicos sem ações intrusivas. 

A reconstrução virtual da Cidade de Ammaia é disso um excelente exemplo. Com base nos resultados obtidos com o projecto Radio-Past, levado a cabo nas ruínas da cidade nos últimos anos, foi concebido um vídeo poderosíssimo quer a nivel pedagógico, quer a nível do processo, sempre difícil em arqueologia, da transmissão dos dados e conhecimentos científicos resultantes dos projetos de investigação. 

“Esta reconstrução virtual mostra-nos como era a cidade, no seu auge, onde calculamos que habitavam aqui cerca de 5.000 pessoas. Este projecto inovador de análise e pesquisa arqueológica das ruínas, de forma não-destrutiva, trouxe novos dados relativos ao modelo urbanístico aqui implantado e de como poderia ter sido uma cidade com as características da Ammaia.Esta cidade ocupava cerca de 25 ha e era um ponto nevrálgico nas rotas comerciais entre os principais pólos de comércio do império romano na então denominada Lusitânia”, pode ler-se no texto de apresentação do vídeo, consultável no site da Fundação Ammaia.

Ver o Vídeo “Ammaia uma cidade romana na Lusitânia” »»

Susana de Oliveira

fonte - a nossa associada Susana de Oliveira

- - - - -

imagem de abertura - uma vista aérea de Ammaia, segundo a reconstituição 3D da Cidade Romana situada na Luitânia - do sítio internet Fundação Cidade de Ammaia | Museu e Ruínas da Cidade Romana de Ammaia a quem agradecemos.

Sem comentários: