Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Identificado túmulo de faraó egípcio que governou há 3800 anos



Identificado túmulo de faraó egípcio
que governou há 3800 anos
[ arqueologia ]
Sohag , Egipto

- - - - -

Identificado túmulo de faraó egípcio que governou há 3800 anos


Uma equipa de arqueólogos norte-americanos identificou um sarcófago com 3.800 anos onde se admite estar embalsamado Sobekhotep I, um faraó da 13ª dinastia do Egito antigo, indicou, esta segunda-feira, o ministro das Antiguidades egípcio.

A descoberta, na região de Sohag (sul), é considerada importante pelo facto de os especialistas possuírem até ao momento informações muito reduzidas sobre este faraó “que governou o Egito quatro anos e meio, o reinado mais longo dessa época”, segundo referiu um responsável do ministério.

A equipa norte-americana da universidade da Pensilvânia detetou há um ano o imponente sarcófago do soberano, que pesa mais de 60 toneladas, e que incluía urnas funerárias e objetos em ouro. No entanto, apenas o conseguiu identificar após a descoberta, há uma semana, de uma inscrição com o nome do faraó, que também o representa num trono.

Fonte: JN

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - o faraó Sobekhotep I [ em inglês ] - do sítio internet Wikipedia a quem agradecemos.

Sem comentários: