Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Escavações em Loulé revelam complexo balnear islâmico único em Portugal



Escavações em Loulé revelam
complexo balnear islâmico único em Portugal
[ arqueologia ]
Loulé

- - - - -

Loulé: Escavações revelam complexo balnear islâmico único em Portugal

Escavações recentes no centro histórico de Loulé revelaram as divisões que concluem a planta do complexo público de banhos islâmicos, único a nível nacional e dos mais completos da Península Ibérica, disse à Lusa uma arqueóloga do município.

Além das salas de banhos quentes, tépidos e frios, que já eram conhecidas, ficaram agora a descoberto novas zonas – os tanques frios, as latrinas e os vestíbulos (pátios) -, prolongando para este o complexo de banhos públicos da cidade fundada no final do período da ocupação islâmica, explicou Alexandra Pires.

A descoberta foi feita durante a abertura de valas para a instalação de uma caixa de recolha de águas pluviais, no âmbito das obras em curso no centro histórico de Loulé, contou a arqueóloga, observando que estes complexos balneares se situavam normalmente à entrada das cidades, para que os viajantes ali pudessem tratar da sua higiene.

Fonte: Diário Digital

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

saiba mais em Jornal de Notícias


vídeo daqui
fotografia de abertura - um aspecto das escavações em Loulé - do sítio internet Sapo Mulher a quem agradecemos.

Sem comentários: