Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 19 de janeiro de 2014

A visão neolítica de uma erupção vulcânica



A visão neolítica de uma erupção vulcânica
[ arqueologia ]
Çatalhöyük, Turquia

- - - - -

A visão neolítica de uma erupção vulcânica

Imagem: O mural com a pintura

Geólogos reforçam tese sobre um mural com uma estranha pintura com 6600 anos descoberto em Çatalhöyük, na Turquia
Desde que foi encontrado, nos anos 60 do século XX, em Çatalhöyük, na Turquia, o mural do neolítico intrigou os cientistas. Uma ousada interpretação do arqueólogo que desenterrou a rocha com a estranha pintura propôs que se trataria da representação de uma erupção vulcânica. No caso, do vulcão que se vê dali, no horizonte, a cerca de cem quilómetros de distância, o Hasan Dagi, com os seus dois cones e a cidade a seus pés.
A ideia, porém, foi acolhida com ceticismo na comunidade científica e nunca inteiramente aceite. Uma outra tese, proposta por uma arqueóloga da Universidade de Cambridge, Stephanie Meece, adiantava que se trataria antes de uma pele de leopardo vista de cima. Afinal, defendia ela, o padrão da pele do leopardo é algo vulgar na arte pictórica da região.
O debate instalou-se, mas agora um grupo de geólogos descobriu que aquele vulcão teve mesmo uma erupção há 6600 anos.

Mistério de Çatalhöyük
Na arqueologia tudo o que não se enquadra nas teses catedráticas é sorrateiramente afastado, escondido e muitas vezes proscrito, então é de ver as fotos destas casas em Çatalhöyük dá 9.000 anos/10.000 habitantes, tinham paredes ESTUCADAS a gesso e pintadas de branco, com rodapés em vermelho.
Das técnicas dos tecidos encontrados ninguém fala igualmente, vi uma reportagem e entrevista à cientista que está a estudar os tecidos de Çatalhöyük onde ela descreve o grau sofisticado de tecelagem sem dar obviamente explicações como no neolítico o podiam fabricar. 

No site Mysteries of Çatalhöyük (Science Museum of Minnesota) pode ver-se claramente as figuras murais técnico geométricas destes “nómadas saídos das cavernas”, seus artefactos de lazer jogos de esferas suas habitações etc. 


São desta cidade na Anatólia igualmente os mais antigos tecidos até hoje encontrados feitos à 9.000 anos. 
As mentalidades estão mudar e aos poucos vão ter que mudar igualmente os manuais escolares cheios de disparates, no 
ÇATALHÖYÜK 2007 ARCHIVE REPORT (395 páginas no scribd) na n° 74 tem uma escultura em marfim muito bem feita, oficialmente eram dos nómadas no neolítico!? 

Esta Çatalhöyük é a maior estalada que o Establishment está a receber, tinham parado as escavações nos anos 50 quando certamente perceberam que os ia desacreditar nas suas teses...

Houve um retrocesso civilizacional, antes da pré-história existiu uma sociedade tão avançada como a actual. 
Ver site do flickr mais photos de Çatalhöyük

Erupção vulcânica ou pele de leopardo?

No Science Museum of Minnesota, e site web Mysteries of Çatalhöyük tem 7 mistérios para estudantes e visitantes esclarecerem sobre a cidade de Çatalhöyük, faz as perguntas sobre o que a ciência não tem resposta certa, este é o método pedagógico a seguir, de pôr as pessoas a pensarem por si próprias e não a condicionarem com o bastão das cátedras universitárias e suas teses intocáveis, são estes métodos que estão a abanar certas torres de marfim especialmente a da arqueologia, pois têm ignorado o trabalho multidisciplinar que com os modernos meios auxiliares técnicos tem vindo a dar respostas que apontam no sentido da minha íntima convicção;
Sim houve um retrocesso civilizacional, antes da pré-história existiu uma sociedade tão avançada como a actual.
Num dos muitos muros pintados desta cidade de 10.000 habitantes James Mellart encontrou uma pintura que para ele significa um vulcão em erupção, mas Tristan Carter outro especialista vê nele uma pele de leopardo:
"A clearer picture of a volcano in eruption could hardly have been painted: the fire coming out of the top, lava streams from vents at its base, clouds of smoke and glowing ash hanging over its peak . . ."
James Mellart
Project Director (1960's)
"I'm not sure; in some ways it looks quite a lot like the leopard sk...."
Dr.Tristan "Stringy" Carter


Digam os amigos o que vêm neste muro, e escrevam nos comentários, pois tenho ainda mais a dizer sobre este mistério Çatalhöyük se estiverem interessados em discutir o tema.

Çatalyük
 no Google Earth 37° 40 00N, 32° 49 40 E

fonte PAM - Património, Artes e Museus

- - - - -

imagem de abertura - uma reconstituição artística de Çatalhöyük [ em inglês ] - do sítio internet Cidades fantasmas a quem agradecemos.

Sem comentários: