Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Arpão com 35 mil anos descoberto em Timor



Arpão com 35 mil anos descoberto em Timor
[ arqueologia ]
Timor

- - - - -

Arpão com 35 mil anos descoberto em Timor

Uma equipa de arqueólogos liderada pela australiana Sue O`Connor encontrou em Timor um arpão com 35 mil anos, noticiou a edição de janeiro do Jornal da Evolução Humana.

“O artefacto, talhado a partir de um osso, é notável pelo seu `design`, a sua complexidade sugere que os humanos na região faziam armas sofisticadas mais cedo do que o que se acreditava”, refere a notícia, acrescentando que aqueles arpões serviam para se pescar peixes grandes em barcos.

Segundo a notícia, a “noção de que os nossos antecessores estavam equipados para fazer refeições de animais marinhos há 35 mil anos não é surpreendente”.

Em 2011, uma outra equipa também liderada pela arqueóloga australiana Sue O`Connor descobriu em Timor-Leste um abrigo marítimo e espécies de peixes com 42 mil anos, deixando evidências que os primeiros humanos modernos da região praticavam pesca em águas profundas.

O arpão talhado em osso é pontiagudo e de lado tem ranhuras. Segundo a equipa, o punho devia ser feito de madeira e agarrado com corda.

O artigo não especifica se o arpão foi encontrado em Timor-Leste ou em Timor indonésio.

Fonte: RTP

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Mistérios do Mundo a quem agradecemos.

Sem comentários: