Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

«80.º Aniversário da Greve Geral de 1934» e «Ary dos Santos, 30 anos depois» [ Porto ]



80.º Aniversário da Greve Geral de 1934
e
Ary dos Santos, 30 anos depois
[ tertúlia / debate ]
José Manuel Lopes Cordeiro [ orador ]
Ana Afonso [ palavras ]
José Luís Guimarães [ música ]
18 Janeiro 2014, 16h00
Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

- - - - -

“A promulgação do Estatuto do Trabalho Nacional, em Setembro de 1933, criando os "Sindicatos Nacionais" e proibindo a livre organização dos sindicatos operários, constituiu um golpe fortíssimo da burguesia contra as liberdades conquistadas em meio século de luta do movimento operário. No entanto, a camada mais activa e consciente do operariado mostrou-se disposta a resistir e a defender os seus sindicatos e, numa “frente única de luta”, englobando comunistas e anarquistas, iniciou a preparação de uma intensa campanha de agitação e propaganda a nível nacional, que deveria culminar numa greve geral. No dia 18 de Janeiro de 1934, desencadeou-se um conjunto de acções revolucionárias envolvendo greves e atentados à bomba – em Lisboa, Coimbra, Covilhã, Leiria, Barreiro, Almada, Silves, Sines, entre outras localidades –, acções essas que, no entanto, não contaram com uma eficaz coordenação e direcção política. O movimento revolucionário foi rapidamente sufocado pela repressão, embora na Marinha Grande os operários armados se tenham apossado da vila, tomando o posto da GNR e a estação dos Correios, e anunciado a criação de um soviete. Contudo, não conseguiram concretizar esse objectivo pois, algumas horas mais tarde, a Marinha Grande foi tomada de assalto por forças do exército, que iniciaram de imediato uma feroz perseguição e repressão sobre o operariado e a população local, efectuando inúmeras prisões. Apesar de vencida, esta acção revolucionária dos operários da Marinha Grande constituiu um importante marco na luta do povo português contra a implantação do regime fascista do Estado Novo, justificando-se inteiramente a comemoração do seu 80º aniversário no próximo dia 18 de Janeiro de 2014.” (texto de José Manuel Lopes Cordeiro).
Nesse mesmo dia, 18 de Janeiro de 2014, passam 30 anos que o poeta grande e de obra empenhada abalou para outras paragens - José Carlos Ary dos Santos.
O núcleo do norte da  Associação José Afonso, em parceria com a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto  vai evocar estas duas datas com o historiador e professor da Universidade do Minho, José Manuel Lopes Cordeiro e com  palavras de Ana Afonso e  música de José Luís Guimarães.


fonte Miguel Carvalho via Álvaro José Ferreira - Amigos do LUGAR AO SUL

- - - - -

Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto
[ junto ao Teatro Rivoli ]
Rua Rodrigues Sampaio, 140, 4000-424 Porto
t. 22 208 05 65
41° 8' 55.00" N 8° 36' 34.75" W

imagem de abertura - “As forças de Infantaria ocupam a Marinha Grande em Janeiro de 1934, para pôr fim à greve geral dos operários vidraceiros. Fotografia do jornal O SÉCULO.” [ legenda original ] do sítio internet Escavar em Ruínas a quem agradecemos.
fotografia da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto do sítio internet Porto, de Agostinho Rebelo da Costa aos nossos dias a quem agradecemos.

Sem comentários: