Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

«Vidas, doutrinas e sentenças de pré-socráticos ilustres» de Manuel Dias Duarte nas Noites com Poemas [ São Domingos de Rana ]


o dinamizador Jorge Castro é nosso associado, assim como muitos dos participantes, poetas e declamadores


Noites com Poemas
Vidas, doutrinas e sentenças de pré-socráticos ilustres
[ tertúlia de poesia ]
Manuel Dias Duarte [ autor ]
António Monteiro [ apresentação ]
17 Janeiro 2014, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -

Amizades,

No próximo dia 17 de Janeiro (sexta-feira), pelas 21h30, convido-vos a participarem na nossa 93ª sessão das Noites com Poemas, que contará como convidado com Manuel Dias Duarte, que nos trará o seu mais recente livro

"Vidas, doutrinas e sentenças de pré-socráticos ilustres",

cuja apresentação estará a cargo do professor António Monteiro.

A obra incide naqueles, como Xenófanes e Parménides - autores de longos poemas de que restam fragmentos -, que viveram num período de transição de um modo de sociabilização para outro... e que não se limitaram a interpretar, antes quiseram e conseguiram revolucionar e legitimar as novas relações sociais de produção e de reprodução. Nisto consistiu o «milagre grego…», (extracto da contracapa da obra citada).

Manuel Dias Duarte, professor de Filosofia e orientador de estágio em formação de professores, tem um extenso currículo enquanto docente; foi, ainda, co-autor de manuais escolares para os 10º, 11º e 12º anos; colaborou em jornais e revistas, desde os antigos República e Diário de Lisboa... e por aí fora. Autor, também, de já extensa obra de ficção, desde 1999, bem como de Filosofia...

Enfim, creio bem ser esta uma excelente oportunidade para conhecermos um homem de saberes e a sua obra ou, para quem já o conheça, uma não menos excelente oportunidade para retomar um contacto sempre enriquecedor.

Lá estaremos, à vossa espera, em caminhos que sempre conduzirão a Poesia.

Abraços.

Jorge Castro


como chegar

fonte Jorge Castro - Sete Mares

- - - - -

Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires 2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70 / f. 21 448 19 79
38° 43' 9.08" N 9° 20' 35.36" W

imagem de abertura - uma gravura de ca 1655 de autor desconhecido, representando o filósofo Xenófanes [ ca. 570 a.C. — 460 a.C. ] - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: