Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Baptistério dos finais do século V dedicado ao culto de uma comunidade cristã descoberto em Mértola



Baptistério dos finais do século V dedicado
ao culto de uma comunidade cristã descoberto em Mértola
[ arqueologia ]
Mértola

- - - - -

Baptistério dos finais do século V dedicado ao culto de uma comunidade cristã descoberto em Mértola


Os investigadores do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) descobriram um segundo baptistério na encosta do castelo da vila, durante a última campanha de escavações realizada no Verão passado.

A descoberta ocorreu a cerca de 50 metros do local em que, no início dos anos 80, foi feito um achado semelhante.

O arqueólogo do CAM Virgílio Lopes adiantou ao PÚBLICO que os vestígios desta estrutura religiosa, destinada à realização de cerimónias baptismais num espaço coberto, estão datados de “entre os finais do século V e o início do século VI” da nossa era, classificando-os como uma importante peça do período paleocristão. O investigador assinala que este período histórico está associado às “chamadas invasões” vindas do norte de África.

O “enorme baptistério”, que “ainda mantém visíveis os mármores originais”, vem confirmar a presença de pelo menos “duas comunidades cristãs ” com as suas igrejas e cultos próprios, salienta o investigador, sublinhando que o valor e luxo exposto, revela que por detrás da sua construção “estaria uma comunidade rica, com os seus espaços de enterramento, as suas lápides, o seu baptistério, os seus mausoléus”.

(…)

Fonte: Público

Artigo completo

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - uma panorâmica aérea de Mértola com o Castelo e o Guadiana - do sítio internet A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea a quem agradecemos.

Sem comentários: