Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As obras de Requalificação da Escola Secundária Sebastião e Silva


Liceu Nacional de Oeiras, finais dos anos 50 do séc. XX

fotografado por António Passaporte


As obras de Requalificação

da Escola Secundária Sebastião e Silva

antigo Liceu Nacional de Oeiras

[ arquitectura / património ]

Oeiras


De J. Almeida recebemos um conjunto de fotografias que mostram o actual estado das obras de requalificação da Escola Secundária Sebastião e Silva (antigo Liceu Nacional de Oeiras).

Neste espaço publicámos diversos artigos sobre este polémico tema. Polémico porque muito contestado, quer por alunos, por antigos alunos, por funcionários e por docentes, quer mesmo por alguns historiadores de história local, entre eles historiadores de história de arte. Os links para estes artigos estão no fim desta peça.


Nós próprios, que ali fomos alunos, contestámos esta requalificação. Se aquele estabelecimento de ensino apresentava alguns aspectos de degradação a exigir uma intervenção urgente, não o negamos, como era o caso de muitas coberturas com infiltrações de água, confrontados com o projecto, desde logo achámos que ele ia longe de mais, não se limitando a resolver os problemas decorrentes da vetusta idade do imóvel, mas desvirtuando completamente a sua traça original, adulterando um magnífico exemplar de arquitectura do Estado Novo, que deveria ter sido preservado como exemplar único no país, como era então. E assim sendo constituindo-se como um imóvel de interesse público, no mínimo, senão mesmo património concelhio.


Perdeu-se, p.ex, a volumetria e a simetria do conjunto, que se definia segundo um eixo horizontal constituído pela fachada principal, antecedida à entrada por uma grande alameda ladeada de árvores, eixo perpendicular ao qual cresciam dois corpos com a mesma cota vertical, paralelos entre si, exactamente iguais, e que delimitavam um pátio interior com um lago e árvores cinquentenárias, em cujo poente existia um caramanchão com um escadaria para a zona traseira, com áreas para prática de desporto.

Eram muitos os cantos e recantos de lazer, arborizados, onde os alunos espraiavam nos intervalos.

A maioria das árvores, muitas com 50 anos, foram arrancadas (ver o vídeo O Liceu de Oeiras no 'nós por cá'). É certo que foram plantadas árvores. Mas são jovens e pequenas e quantas décadas serão necessárias até atingirem o porte suficiente para serem uma boa protecção contra o Sol?


Os anexos adossados a este conjunto que foram e estão a ser edificados e as alterações que estão a ser efectuadas nos edifícios originais, destruíram esta volumetria, amarfanhando o efeito equilibrado de todo o conjunto arquitectónico, que assim fica reduzido a um amontoado amorfo e incompreensível de edifícios com linguagens diferentes e desintegradas que não se ajustam a uma gramática comum tornando impossível e inviável qualquer leitura.


Sem dúvida, na nossa modesta opinião, um atentado patrimonial e uma aberração estética!


Clique na imagem abaixo para ver as fotografias:


Liceu de Oeiras - Obras em Setembro 2010


Eis os links das notícias que demos sobre estas obras de requalificação (clique nos títulos):


30-09-2009 - atentado terrorista de lesa-património natural e paisagístico


03-10-2009 - Liceu de Oeiras - um comentário


17-10-2009 - Liceu de Oeiras - opinião duma leitora


31-10-2009 - O Liceu de Oeiras no 'nós por cá' (vídeo)


Sobre este tema publicámos, também em 2009, 2 álbuns de fotografias e vídeos no Flickr (clique nos títulos):


Fotografias do Liceu ANTES das obras, em várias datas


Fotografias e vídeos do Liceu AGORA, após início das obras



fotografia de abertura Arquivo, Oeiras, n.º 49 - Digitalizada do Catálogo da Exposição "Lugares de Oeiras - O Olhar de António Passaporte", Edição C.M.O., Dezembro 2004, a quem agradecemos.


Sem comentários: