Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Investigadores descobrem segredos da farmacologia clássica


Investigadores descobrem segredos da farmacologia clássica

[ arqueologia ]


Investigadores descobrem segredos da farmacologia clássica

Arqueobotânicos do Instituto Smithsonian recolheram amostras de tabletes encontradas num navio com mais de 2000 anos


Na Antiguidade Clássica utilizava-se uma grande diversidade de plantas medicinais mediterrânicas


Alguns dos segredos da farmacologia da Antiguidade Clássica estão agora a ser revelados por uma equipa de investigadores do Instituto Smithsonian (EUA). Através da análise de tabletes encontradas num barco greco-romana afundado há mais de dois mil anos ao largo da costa da Toscânia (Itália), os investigadores identificaram diversos ingredientes utilizados medicinalmente.


Aipo, cenoura, repolho, casca de carvalho, milefólio e até hibisco, originário da Ásia Oriental, foram alguns dos componentes descobertos, que datam do século II a.C.



Dois arqueobotânicos do Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, Alain Touwaide e Robert Fleischer, recolheram amostras de ADN dos cloroplastos, organelas presente nas células das plantas.


Depois de os compararem com bases de dados genéticas, chegaram à conclusão que a medicina da Antiguidade Clássica utilizava uma grande diversidade de plantas mediterrânicas. Além dos já mencionados, encontraram rabanete, cebola, espinheiro, salsa e nozes.


O greco-romano Pedáneo Dioscórides descreveu várias espécies na sua obra «De Materia Medica»


Os investigadores ficaram surpreendidos por encontrarem hibisco, mas mais ainda por terem registado a presença de girassol, uma planta de origem americana que os romanos não conheciam. Esta presença dever-se-á a uma contaminação, acreditam os cientistas.


As plantas encontradas têm propriedades anti-inflamatórias. Eram utilizadas para tratar feridas ou mesmo disenteria.


O entusiasmo de Alain Touwaide por estas descobertas está bem patente nas suas declarações, citadas pelo jornal «Público» espanhol: “É a primeira vez que vemos, na prática, o que os grandes investigadores greco-romanos da medicina clássica, como Cláudio Galeno ou Pedáneo Dioscórides, estudaram”.



fonte Ciência Hoje


Sem comentários: