Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Casa da Pesca - património classificado em risco


Casa da Pesca - património classificado em risco

[ petição ]

Quinta do Marquês de Pombal, Oeiras


Da nossa Amiga Ana Celeste Glória e do nosso Associado e Amigo Jorge Miranda recebemos a mensagem e fotografias abaixo, o que nos toca particularmente a nós oeirenses, pois refere-se à Casa da Pesca da Quinta do Marquês de Pombal, a quinta dita "de Cima".


A mensagem recebida tem o texto:


Caros amigos e colegas,


Acabei de ler e assinar esta petição online:


«Casa da Pesca: património classificado em risco»


http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3068


Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.


Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3068 e divulga-a pelos teus contactos.


Obrigado.


A mesma, como se lê, faz um apelo para a assinatura de uma Petição online, cujo teor é o seguinte:


Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

A Casa da Pesca, situada na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal em Oeiras constitui um dos conjuntos mais interessantes da arquitectura de veraneio do século XVIII. Constituída por Jardim, Casa, Cascata, e Tanque este conjunto faz parte da propriedade mais a norte da referida Quinta, actualmente pertença da Estação Agronómica Nacional.
O interesse histórico e artístico deste conjunto designado Casa da Pesca, reside no imaginário barroco da época que ainda hoje pode ser observado: a Cascata do Taveira, imponente anfiteatro desdobrado em painéis revestidos de azulejo, em tons de azul intenso e branco, com cenas mitológicas de temática marítima, testemunho raro entre nós; o Tanque fronteiro, no qual D. Maria I chegou a pescar, acompanhada do seu séquito (dando nome ao conjunto); e finalmente a Casa da Pesca, na qual eram guardados os instrumentos de pesca, e que esconde no seu interior uma seríe de estuques relevados e figurativos de temática marítima, e cuja autoria tem vindo a ser associada a Giovanni Grossi, famoso estucador da época.

Face a este espólio artístico, o conjunto integrou a classificação de Monumento Nacional que, em 1940, foi atribuído ao Palácio e Jardim a ele anexo. No entanto, setenta anos passados sobre essa classificação, a Casa da Pesca encontra-se em processo acelerado de ruína que, se não for rapidamente estancado, será irreversível. Perante este dramático estado da questão, é inaceitável que a Estação Agronómica continue a protelar as indispensáveis obras e que o IGESPAR continue sem impor o cumprimento das obrigações inerentes à salvaguarda de um Bem classificado.
Por isso os subscritores desta Petição pretendem recolher um número expressivo de assinaturas, antes de a enviar ao Secretário de Estado da Cultura. CONTAMOS COM TODOS OS CIDADÃOS QUE AMAM O NOSSO PATRIMÓNIO COLECTIVO!

Oeiras, 22 de Setembro de 2010


Os signatários


As fotografias anexas à mensagem - sem indicação de autor, mas que presumimos sejam de Ana Glória - são estas:



A ambos agradecemos o envio.


Sem comentários: