Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os caminhos da República


A República, Lugar da Utopia
Os caminhos da República. Razão, saber e poder
[ debate ]
22 Setembro 2010, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

A República, Lugar da Utopia
Os caminhos da República


22.Setembro - 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

Razão, saber e poder
Com Irene Pimentel e Jacinto Godinho
Moderação: Carlos Pinto Coelho
Em Setembro terá lugar a terceira sessão do projecto "República, lugar da utopia". Desta feita sob a égide "Os caminhos da República. Razão, saber e poder"

Desde sempre os Homens forjam ao pensamento, formas, estruturas conceptuais, ideias com que configuram a realidade e que permitem a leitura e interpretação do mundo. Este mecanismo está, de resto, na génese das diversas concepções da realidade que foram moldando, durante milénios, a nossa visão e o nosso modus vivendi!

A palavra polis traduz, por isso, um modelo cultural e racional de que somos herdeiros. Perceber o modo como as sociedades se organizaram, ou seja, o modo como o pensamento configurou estas associações de pessoas na antiguidade clássica grega é fundamental para a compreensão do sistema político actual e as diversas formas de governo que a história conheceu.

Para reflectir e pensar o mundo, a história e as suas lutas são necessárias representações destinadas a decifrar o real, uma espécie de esquemas de revelação e de compreensão. As ideias captam o real, mas captam igualmente os homens e apoderam-se deles.

A cidade grega, aberta ao diálogo e à democracia, inventou, por isso, um tipo de razão dedicado ao pensamento teórico e laicizado e liberto da ordem do mito: uma racionalidade até certo ponto "laica", que organiza a experiência sem recorrer a princípios teológicos. Trata-se, evidentemente, de uma razão especulativa que deixa de estar, como entre os orientais, ligada a uma taumaturgia ou a segredos divinos. O pensamento grego liberta-se lentamente da consciência mítica ou religiosa, para fundar e criar a razão humana: o logos, palavra que, em grego, significa simultaneamente palavra, discurso ou razão.

À lei junta-se a instauração da democracia, criadora de uma racionalidade inédita. A regra da democracia transforma a arte da demonstração num verdadeiro mecanismo de poder. Ao mesmo tempo, a palavra torna-se rainha e do domínio da linguagem emerge o logos ou a razão.
Informações:
21.440.63.36







Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17
2780 Oeiras
t. 21 440 63 35


fotografia da Biblioteca © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: