Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Condições climáticas permitem descoberta de área arqueológica


Condições climáticas permitem descoberta
de área arqueológica

[ arqueologia ]


De CiênciaHoje recebemos:


Condições climáticas permitem descoberta de área arqueológica

Ruínas romanas não era visíveis desde 1976


Acampamento romano em Dorset (Imagem: English Heritage)


A presença de antigas civilizações está agora a descoberto, e com pormenores surpreendentes, graças ao clima de verão excepcionalmente seco e à nuvem de cinzas do vulcão islandês. Durante o verão, centenas de marcas de antigas construções, do período Neolítico à II Guerra Mundial, soterradas em terrenos do Reino Unido, foram avistadas por avião pelo English Heritage Institute, que também recolheu imagens.


Segundo o instituto dedicado ao património histórico do país, as ruínas foram encontradas próximas da cidade de Bradford Abbas, na região de Dorset, no sudoeste da Inglaterra. Nas fotos, tiradas em Junho passado, é possível observar um muro circular que terá servido de protecção aos soldados romanos durante o período militar, no Século I d.C.


Já no Norte do Reino Unido, na cidade de Tadcaster, em North Yorkshire, os arqueólogos tinham encontrado um forte com mais de dois mil anos. “As marcas em lavouras são sempre mais visíveis em tempo seco. Este ano, tiramos partido das condições climáticas e concentramo-nos em zonas onde há poucas descobertas arqueológicas”, afirmou Dave MacLeod, analista do Instituto English Heritage.


A organização britânica revela ainda, na página oficial, que algumas das recentes descobertas arqueológicas não eram visíveis desde a seca ocorrida em 1976.


Sem comentários: