Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Possível arte Neandertal em Málaga




Possível arte Neandertal
em Málaga
[ arqueologia ]
Nerja, Málaga, Espanha

- - - - -

Neandertais podem ter feito arte na Gruta de Nerja, em Málaga
Pinturas de focas na gruta espanhola podem alterar paradigma da história da arte
Uma das focas da Gruta de Nerja

As seis imagens de focas pintadas nas estalactites da Gruta de Nerja (Málaga, Espanha) podem ter sido feitas há 42 mil anos, o que as torna nas mais antigas que se conhecem. Além do mais, podem ter sido pintadas por Neandertais e não por homo sapiens, teoria que, a comprovar-se, altera vários paradigmas antropológicos.

José Luis Sanchidrián, arqueólogo especialista em arte rupestre e professor da Universidade de Córdoba, está à frente do projecto de conservação da gruta. O investigador adianta que a datação de restos orgânicos encontrados nos locais das pinturas acusa entre 43 500 e 42 300 anos de antiguidade. Se as pinturas, descobertas em 1970, dataram da mesma época serão as mais antigas do mundo. 
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.
- - - - -

fotografia de abertura - as Grutas de Nerja, em Málaga, Espanha - do sítio internet Espiritu Gaia, a quem agradecemos.

Sem comentários: