Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

250 esqueletos Islâmicos encontrados em Beja




250 esqueletos Islâmicos
encontrados em Beja
[ arqueologia ]
Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja

- - - - -

250 esqueletos Islâmicos encontrados em Beja
Uma das maiores necrópoles do período Islâmico em Portugal foi descoberta em Beja nas obras de modernização da Escola Secundária Diogo de Gouveia. Raquel Santos, coordenadora da equipa, revelou esta quinta-feira, que já foram encontrados 250 esqueletos.
(…)
Os 250 esqueletos encontrados, de ambos os sexos, correspondem a maioritariamente a adultos mas também há presença de esqueletos de crianças e jovens. Raquel Santos acrescenta que «a maior parte é do período islâmico, em que os indivíduos eram enterrados de lado, mas há alguns enterramentos cristãos, em que os mortos foram deitados de costas».
(…)


- - - - -

a Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja,
em cujas obras foi descoberta a necrópole islâmica

fotografia de abertura - um exemplo dum enterramento islâmico, provavelmente dos sécs. VIII a XII, em que se percebe bem como os cadáveres eram deitados de lado / fotografia © Ivo Rodrigues 2008 - do sítio internet Olhares na nossa terra - Cuba, a quem agradecemos.
fotografia da Escola Secundária Diogo de Gouveia do sítio internet Exames [ O Portal do Conhecimento ], a quem agradecemos.

Sem comentários: