Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A crise do direito é a menor das crises?




Conversas na Aldeia Global
A crise do direito é a menor das crises?
[ debate ]
António Manuel Hespanha [ convidado ]
Vasco Trigo [ moderador ]
16 Fevereiro 2012, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

- - - - -



7º Ciclo | Conversas na Aldeia Global
A crise do direito é a menor das crises?
16.Fevereiro - 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
por ANTÓNIO MANUEL HESPANHA
Partindo da consciência do estado de crise, António Manuel Hespanha propõe-se fazer uma análise retrospetiva sobre como o direito está perigosamente em crise. Não apenas porque a justiça o esteja (em que é que o está, sobretudo?). Mas porque, na aflição da necessidade, da oportunidade, da competitividade, perdem-se os valores da constitucionalidade e da legalidade. Não é que estes valores sejam garantes de uma vida boa e justa para todos; mas, apesar disso, são sinais antigos da nossa maneira de viver a política e, além disso, é melhor uma legalidade duvidosa, do que não ter legalidade nenhuma. Porque, quando não se tem legalidade nenhuma, tem-se a legalidade do mais forte.
António Manuel Hespanha nasceu em 1945, em Coimbra. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (História do Direito, Teoria do Direito), Investigador Honorário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor ou investigador visitante em várias instituições universitárias portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia, Suíça, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, México, China, Índia).
Ex-membro dos Conselhos Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal), Maison des Sciences de l’Homme. Director do CEDIS, Centro de Estudos sobre Direito em Sociedade, da FD-UNL e ex-membro estrangeiro eleito do Conseil National pour la Recherche Scientifique (França). Ex-Presidente do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia (área de Ciências Sociais e Humanidades) e Prémio Universidade de Coimbra 2008.
É autor de vários livros e artigos sobre história moderna, história do direito e teoria do direito e vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira, 16 de Fevereiro, pelas 21H30, numa Conversa moderada por Vasco Trigo.
Contactos:
21.097.74.31

- - - - -

Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17, 2780 Oeiras
[ Urbanização Moinho das Antas ]
t. 21 440 63 34/35 / f. 21 440 82 85
38° 41' 29.76" N / 9° 18' 14.01" W [ dados GE ]

imagem de abertura - a deusa romana símbolo da Justiça - do sítio internet Vinícius Ribeiro escultor, a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Oeiras © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: