Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mitos astecas revelados em lápides descobertas no México




Mitos astecas revelados em
lápides descobertas no México
[ arqueologia ]
Cidade do México

- - - - -

Lápides descobertas no México revelam mitos astecas
Vestígios pré-colombianos falam do nascimento do deus da guerra Huitzilopochtli
As lápides agora descobertas têm 550 anos
O centro da Cidade do México ocultava um dos maiores segredos da cultura pré-colombiana. Um grupo de arqueólogos descobriu em frente ao Templo Maior asteca 23 lápides com 550 anos que revelam mitos da cultura asteca, como o nascimento do deus da guerra Huitzilopochtli e a origem da guerra sagrada.
As pedras gravadas feitas de tezontle (uma pedra vulcânica) foram localizadas em finais do ano passado na praça Manuel Gamio. Representam serpentes, prisioneiros, ornamentos e guerreiros que se referem à origem daquela cultura, explica o comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) mexicano.
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

imagem de abertura - uma representação de Huitzlopochtli [ traduzido por Beija-flor Azul ou Beija-flor Canhoto ], deus do Estado e da guerra asteca, e também padroeiro da cidade de Tenochtitlán, capital da confederação asteca - do sítio internet Wikipédia, a quem agradecemos.

Sem comentários: