Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Descoberto novo sistema das Ordenações Manuelinas impressas há 500 anos




Descoberto novo sistema das Ordenações
Manuelinas impressas há 500 anos
[ legislação ]
Lisboa

- - - - -

Descoberto novo sistema das Ordenações Manuelinas impressas há 500 anos
Oito fragmentos de papel impresso que mostram uma versão totalmente desconhecida das Ordenações Manuelinas – o primeiro corpo legislativo português impresso – foram descobertos dentro de um livro do século XVI que estava a ser restaurado na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
O livro “Breve Memorial dos pecados”, de Garcia de Resende, impresso por Germão Galharde, em 1521, estava a ser estudado por Helga Maria Jüsten, no âmbito das investigações em História do Livro Impresso desenvolvidas pelo Centro de Estudos Históricos (UNL), e por causa do mau estado da encadernação eram visíveis fragmentos de impressos do século XVI.


- - - - -

fotografia de abertura - Folha-de-rosto do Livro I das Ordenações Manuelinas [ Lisboa, 1515 ] - do sítio internet Tipografos, a quem agradecemos.

Sem comentários: