Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vila Franca de Xira há três mil anos - o Povoado de Cabanas de Santa Sofia




Vila Franca de Xira há três mil anos
o Povoado de Cabanas de Santa Sofia
[ exposição ]
09 Fevereiro a 31 Dezembro 2012
Museu Municipal de Vila Franca de Xira

- - - - -


VILA FRANCA DE XIRA HÁ 3 MIL ANOS EM EXPOSIÇÃO
Sabia que há 3 mil anos atrás, Vila Franca de Xira já era visitada pelos Fenícios?...
O Museu Municipal volta a apresentar, a partir de 9 de fevereiro, uma mostra que leva à descoberta de uma nova e insuspeita página sobre os primórdios da cidade de Vila Franca de Xira: "Vila Franca de Xira há três mil anos - o Povoado de Cabanas de Santa Sofia".
Até 31 de dezembro, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o passado mais remoto de Vila Franca de Xira e que diz respeito ao período que mediou entre a Idade do Bronze Final e a Idade do Ferro. A descoberta do povoado de cabanas de Santa Sofia, veio relançar a discussão científica em torno da transição entre estes dois períodos fulcrais da história da ocupação humana do Vale do Tejo.
A evidência de artefactos fenícios, atestando contactos com estes mercadores provenientes do mediterrâneo oriental, num sítio como o de Santa Sofia é verdadeiramente inesperada vindo acrescentar um novo vislumbre sobre a colonização deste povo na fachada atlântica. Refira-se que é aos fenícios que devemos a introdução de conceitos tão importantes como a escrita, a metalurgia do ferro, a produção do Vinho e do Azeite, assim como a introdução da roda de oleiro etc., que o seu conjunto alteraram por completo as vivências das sociedades da Idade do Bronze final no ocidente peninsular.
Face à importância desta descoberta, em torno de Santa Sofia consolidou-se um projeto de investigação pluridisciplinar com diversos especialistas e instituições que abordaram distintas áreas do conhecimento para reconstituir o quotidiano desta sociedade.
CONTACTOS
Rua Serpa Pinto, nº 65
Vila Franca de Xira
Telefone: 263 280 350
Website: www.museumunicipalvfxira.org
Horário: 3ª feira a domingo, 9h30-12h30 e 14h00-17h30
Encerrado à 2ª feira e feriados
38º 57' 11,64" N
8º 59' 18,10" W


- - - - -



Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Rua Serpa Pinto, 65, 2600-263 Vila Franca de Xira
t. 263 280 350 / f. 263 280 358
38° 57' 21.05" N / 8° 59' 8.85" W [ dados GE ]

ilustração de abertura - uma interpretação artística de como seria o Povoado de Cabanas de Santa Sofia - do sítio internet The Art of César Figueiredo © César Figueiredo, a quem agradecemos.
fotografia do Museu Municipal de Vila Franca de Xira do sítio internet Lifecooler, a quem agradecemos.

Sem comentários: