Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Papiro citando a Santa Ceia pode ser o mais antigo «amuleto» do cristianismo



Papiro citando a Santa Ceia pode ser
o mais antigo «amuleto» do cristianismo
[ arqueologia ]
Manchester, Reino Unido

- - - - -

Papiro citando a Santa Ceia pode ser o mais antigo «amuleto» do cristianismo


- - - - -

Papiro citando a Santa Ceia pode ser o mais antigo «amuleto» do cristianismo


Um fragmento de papiro com referência à Santa Ceia pode ser o mais antigo «amuleto» do Cristianismo. O pedaço de papel foi descoberto por uma investigadora entre milhares de papiros mantidos na biblioteca da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

A responsável pelo achado, Roberta Mazza, diz que o papiro provavelmente foi usado dobrado num pingente como amuleto de protecção. «Foi uma descoberta importante e inesperada. Trata-se de um dos primeiros registos de uso de magia no contexto do cristianismo e o primeiro amuleto com referência à Santa Ceia», diz Mazza.

O fragmento é provavelmente originário de uma cidade do Egipto. O seu texto traz uma mistura de excertos dos Salmos e do evangelho de Matheus. «Na época, cristãos começaram a utilizar passagens da Bíblia como amuleto de protecção», diz Mazza. «Por isso, este achado marca o início de uma importante tendência», completa. (…)

continuar a ler

fonte Diário Digital

- - - - -

fotografia de abertura - a «Última Ceia» numa pintura a fresco de 1495-1498 executada por Leonardo da Vinci [ Anchiano, 15-04-14522 — Amboise, 02-05-1519 ] no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, Itália [ legenda original - Afresco de A Última Ceia, provavelmente a representação mais conhecida da Última Ceia. 1498. Por Leonardo da Vinci, no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão. ] do sítio internet Wikipédia [ domínio público ]

Sem comentários: