Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 20 de setembro de 2014

A Ponte da Barbeita em Rio de Mouro [ Monção ]



A Ponte da Barbeita
[ património ]
Barbeita, Monção

- - - - -

Mais Portugal
Ponte da Barbeita - Rio Mouro - Monção - Portugal

A Ponte sobre o rio de Mouro situa-se no lugar de Ponte de Mouro, e liga Barbeita a Ceivães sobre o rio Mouro, em Monção, Portugal.

Documentalmente, sabe-se que existia já pelo menos em 1386 uma ponte neste local. É que foi aqui que, nesse ano, se realizou o histórico encontro de D. João I com o duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Então se ajustou também o casamento do rei português com D. Filipa de Lencastre, filha do duque.

A ponte velha que hoje se pode observar passou por obras em 1627, executadas por Amaro Francisco, por oitocentos e oitenta mil réis. Trata-se de uma construção em granito, de um só arco, com pavimento em cavalete.

A ponte sobre o rio Mouro é uma das mais impressionantes estruturas de passagem medievais, elevando-se a grande altura sobre um imponente maciço rochoso. A sua importância, no contexto das pontes históricas nacionais, não se deve à dimensão - uma vez que é constituída apenas por um arco -, nem por ser um marco estilístico ou evolutivo no âmbito da construção deste tipo de estruturas. Ao invés, ela impressiona, ainda hoje, pelo seu impacto cenográfico, mas também por ser uma notável obra de engenharia, factos que, conjugados, conferem-lhe um lugar importante na história da actividade pontística medieval no Noroeste do país.
Wikipédia.

Foto de Guizel J.c © Todos os Direitos Reservados
http://www.panoramio.com/photo/88590019


fonte Mais Portugal [ Google+ ]

- - - - -

sobre Barbeita veja em Barbeita [ Wikipédia ]

sobre o Rio Mouro veja em Rio Mouro [ Wikipédia ]

fotografia de abertura - a Ponte da Barbeita - do sítio internet Wikipédia [ © Joseolgon ] a quem agradecemos [ reenquadramento da nossa responsabilidade ].

Sem comentários: