Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Produz-se queijo há cerca de 7500 anos




Produz-se queijo há cerca de 7500 anos
[ arqueologia ]
Polónia

- - - - -

Produção de queijo remonta a 7500 anos

Investigadores encontram coadores na Polónia do tempo dos primeiros agricultores

O queijo terá sido um dos primeiros alimentos processados

Uma equipa de investigadores da Universidade de Bristol encontrou evidências da fabricação de queijo há 7500 anos, na Polónia. A Unidade de Geoquímica daquela universidade e os investigadores da Universidade de Princeton (EUA) detectaram produtos lácteos em buracos de objectos de cerâmica, muito parecidos com os coadores de queijo modernos.

A presença de resíduos de leite em filtros constitui a primeira evidência directa da fabricação de queijo. Até agora, “as provas eram apenas iconográficas, em murais que mostravam o processamento de leite”, explica Melanie Salque, uma das autoras do artigo publicado na «Nature».
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet No Berço 2012, a quem agradecemos.

Sem comentários: