Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aventuras e desventuras da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz de Cascais [ RTP2 ]



o Dr. Joaquim Boiça é nosso Presidente e a Dra. Margarida Ramalho é nossa associada.


Aventuras e desventuras da Fortaleza
de Nossa Senhora da Luz de Cascais
[ documentário / televisão ]
27 Dezembro 2012, 23h30
RTP2

- - - - -

(…)
amanhã, dia 27, passa na RTP 2 às 23 30 um documentário sobre a aventuras e desventuras da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz de cascais, ao longo dos últimos 26 anos. Tem também a participação especial do nosso Mané

um abraço e um excelente 2013

margarida

fonte Margarida Ramalho

- - - - -

RTP2

Stº António de Cascais - A Torre Perdida

Géneros: Documentários

O extraordinário relato pessoal da arqueóloga Margarida Ramalho, responsável pelos trabalhos de recuperação da Fortaleza da Luz, leva-nos a descobrir a incrível história desta antiga fortificação marítima inicialmente construída em 1488. Nesta empolgante viagem pelo tempo - que se estende por mais de cinco séculos – iremos percorrer e descobrir alguns episódios fulcrais da História de Portugal.
Desde D. João II e até à construção do sistema de defesa da barra do Tejo - que inclui cerca de 50 fortes - passando pelo desembarque do Duque de Alba e pela ocupação espanhola dos reinados Filipinos, muitas histórias serão contadas, incluindo as lendas de piratas e a misteriosa investigação de um esqueleto que nos faz descobrir o trágico destino de um jovem casal.


in: RTP2 <http://www.rtp.pt/programa/tv/p29722>

Margarida Ramalho

Joaquim Boiça

saiba mais em Igespar

fotografia de abertura - a Cidadela de Cascais - do sítio internet TrekEarth © florbelamaria, a quem agradecemos.
fotografias de Margarida Ramalho e Joaquim Boiça © josé antónio • comunicação visual, reprodução permitida se citado o autor.

Sem comentários: