Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 20 de novembro de 2011

Santuário rupestre descoberto em Mêda




Santuário rupestre descoberto em Mêda
[ arqueologia ]
Mêda

- - - - -

Descoberto santuário rupestre em Mêda
Um santuário rupestre foi encontrado no Castro de S. Jurge, próximo da barragem de Ranhados, no concelho de Mêda, durante sondagens arqueológicas patrocinadas pela Câmara Municipal, disse hoje à Lusa um elemento ligado à investigação.
Segundo o arqueólogo António Sá Coixão, que coordenou os trabalhos no terreno, as escavações incidiram num local onde já tinha sido referenciado «um castro que se julgava ser romanizado».
(…)
O arqueólogo admite tratar-se de «um santuário pagão, que foi depois cristianizado na Idade Média, e que se terá prolongado até ao século XVIII ou XIX».
(…)
As escavações arqueológicas, realizadas nos meses de agosto e Setembro, foram dirigidas por António Sá Coixão e contaram com a participação de 25 a 30 arqueólogos e técnicos do Departamento de Arqueologia de Lyon (França) e da Universidade do Porto.
Fonte: TVI 24


- - - - -

leia mais em tvi 24

vista aérea de Ranhados e da barragem
40° 59' 42.82" N / 7° 19' 46.15" W [ dados GE]

fotografia de abertura do sítio internet Portugal Romano - Arqueologia Romana em Portugal © Pedro Lourenço Ferreira a quem agradecemos
fotografia aérea de Ranhados do sítio internet Bing maps

Sem comentários: