Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Noites com Poemas - A Sátira Portuguesa



O dinamizador Jorge Castro é nosso associado.


Noites com Poemas
A Sátira Portuguesa
[ tertúlia de poesia ]
Carlos Nogueira [ convidado ]
18 Novembro 2011, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -

Amizades,
Autor de A Sátira na Poesia Portuguesa - e a Poesia Satírica de Nicolau Tolentino, Guerra Junqueiro e Alexandre O'Neil (Edição da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, integrando a série bibliográfica Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, propõe-nos Carlos Nogueira, também com o apoio do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), o  seguinte desafio para a próxima sessão das Noites com Poemas
Diz-se que Portugal é o país do Fado e da melancolia. Mas não é também o país da sátira? E o que é a sátira, em que formas se expressa, que fins se propõe atingir? Cruzando perspectivas, olhares e diferentes discursos satíricos, propomo-nos discutir se há uma sátira especificamente portuguesa.
Carlos Nogueira (IELT, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) é doutorado em Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras  da Universidade do Porto (2008), onde detém também um mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros (1999) e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (1994). Lecciona sobretudo Literatura Oral Tradicional, Introdução aos Estudos Literários e Literatura Portuguesa  e realiza investigação no Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa.
Isto apurei eu, que da parte de Carlos Nogueira não me foi encomendado tal sermão, em momento algum. Mas ainda muitos casos há em que os títulos nos titilam o espírito e nos aguçam a curiosidade. Mas, acima de tudo, têm razões para ser invocados. E eu estou em crer que este é bem um desses casos.
Das Conclusões da sua obra acima referida, cito: «A História portuguesa não se fez, não se faz, sem poesia satírica, mas dela não rezam, ou rezam muito pouco, a história, a teoria e a crítica literárias. Neste estudo, assumindo esse esquecimento e essa desvalorização, quisemos pelo menos libertar alguns textos da marginalização em que preconceitos ou circunstâncias de vários tipos os colocaram...». Ora, não vos parece este desafio bastante?   
No próximo dia 18 de Novembro de 2011, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, como sempre.
E, como sempre também, contando com todos.
Abraços.
Jorge Castro


como chegar:


- - - - -


Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires 2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70 / f. 21 448 19 79
38° 43' 9.08" N / 9° 20' 35.36" W [ dados GE ]

fotografia de abertura do sítio internet Humorgrafe a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca © josé antónio comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: